Entre os cursos com com maior número de vagas na academia minhota encontram-se ainda: Economia, com 85; Gestão, com 81 lugares; Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, com 80 vagas; Enfermagem, também com 80 lugares; e Engenharia Mecânica com 75 vagas. Psicologia tem 70 lugares, o mesmo que Relações Internacionais.
O curso com menos vagas é a nova licenciatura em Teatro: 20. Também as licenciaturas em regime pós-laboral tem um número mais reduzido de lugares; não mais de 35.
Menos vagas a nível nacional
O número de vagas abertas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior caiu pela primeira vez nos últimos nove anos. Os alunos que concluíram o ensino secundário podem agora candidatar-se a uma das 52.298 vagas abertas pelas universidades e institutos politécnicos públicos.
Face ao ano lectivo anterior, há menos 1202 vagas à disposição. O Ministério da Educação justificou redução com o número de vagas sobrantes em 2011 (7.884, o equivalente a 14,7% do total de lugares) e com a diminuição do número de candidatos em 2011 (menos 4388, o que equivaleu a uma quebra de 7,3%).
Este ano, pela primeira vez, o Ministério da Educação e Ciência emitiu normas orientadoras em que definiu a empregabilidade como condição para a fixação de vagas. Assim, na altura da matrícula online — no sítio da Direcção Geral do Ensino Superior (http://www.dges.mctes. pt) — os alunos podem saber qual a média dos cursos escolhidos.
As candidaturas da primeira fase decorrem até 10 de Agosto.
17-07-2012 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário