Símbolo do SC Braga



Numa entrevista ao jornal O Jogo, no passado sábado, o Presidente do SC Braga, António Salvador, referiu-se ao símbolo do SC Braga, como "o emblema da Senhora do Leite." A ideia de que a figura feminina presente no símbolo do SC Braga é a Senhora do Leite, é uma ideia bastante comum, frequentemente repetida, mas errada.


O símbolo do SC Braga, baseia-se em pequenas alterações ao brasão da cidade de Braga, ora em Diário da Republica faz-se a seguinte descrição do brasão da cidade: “escuro azul, a imagem de Santa Maria de Braga (Nossa Senhora vestida com uma túnica de púrpura e com um manto azul cerúleo, coroada à antida de prata, tendo um lírio na mão dextra e sustendo o Menino Jesus no braço sinistro), ladeada de duas torres de prata, lavradas a negro, e acompanhada em chefe de três escudos de Portugal – antigo (de prata, cinco escudetes de azul, posto em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes de prata). Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco com a legenda em maiúsculas de negro: BRAGA”. Relativamente ao brasão da cidade de Braga o símbolo do SC Braga, apresenta um fundo dividido em duas metades, uma vermelha e outra branca, o prateado da coroa mural e das duas torres é substituído por dourado, e é escrito no interior do símbolo “Sporting” na parte superior e “Clube de Braga” na parte inferior, substituindo o listel branco que desaparece.

Evolução do Símbolo do SC Braga. Imagem retirada de superbraga.com
É então claro, que a figura feminina presente tanto no brasão de Braga como no símbolo do SC Braga, não é a Senhora do Leite, mas sim, Santa Maria de Braga. A Santa Maria de Braga e a Nossa Senhora do Leite, são representações totalmente distintas de Nossa Senhora: se por um lado Santa Maria de Braga apenas segura o Menino Jesus no seu braço esquerdo, na imagem de Nossa Senhora do Leite, o Menino é amamentado, além disso, ao contrário da Nossa Senhora do Leite, a Santa Maria de Braga segura na sua mão direita, um lírio como símbolo de pureza e virgindade. Em relação ao lírio, é curioso que numa das recentes modificações do símbolo do SC Braga, Santa Maria de Braga foi redesenhada, e, eventualmente por lapso do desenhador, o lírio foi substituído na mão direita da Santa Maria de Braga, por uma varinha de condão (!!!), ao jeito de uma qualquer fada.

Imagem da Srª do Leite
Imagens das duas representações da virgem, podem ser vistas na Sé de Braga, uma delas, a da Senhora do Leite, encontra-se numa parede lateral da Sé, na Rua da Senhora do Leite, por outro lado a imagem de Santa Maria de Braga está no interior da Sé, na sua cabeceira. É de também notar, que a Sé de Braga tem também o nome de Catedral de Santa Maria de Braga.

Espero que este texto, contribua para um maior conhecimento por parte dos adeptos do SC Braga (entre os quais me incluo) e também do seu presidente, sobre o símbolo que sentem, afastando-se a ideia, de que o emblema do SC Braga é o emblema da Senhora do Leite, quando na realidade não o é, e quem lá está representada é Santa Maria de Braga.

16-03-11 - Sino da Sé

1 comentário: