Praia e parque com ecovia em S. Paio de Merelim

Embora não seja considerada oficialmente praia fluvial, a zona ribeirinha de S.Paio de Merelim é um dos locais mais procurados no Verão como zona de lazer e também de banhos, apesar das limitações impostas este ano com a não colocação de um nadador salvador. A Junta de Freguesia de S.Paio de Merelim luta nesta altura por obter das entidades oficiais as credenciais de praia fluvial para esta zona de banhos, promovendo análises periódicas à qualidade da água, as quais se têm revelado muito positivas.


Carmindo Soares, o presidente da Junta, elogia as qualidades deste espaço de lazer, propriedade da autarquia, apesar de manifestar alguma preocupação pela não existência do nadador salvador, situação que obriga a alertas redobrados a quem opta por mergulhar nas águas do Cávado. Quem opta por este parque de lazer, a cerca de cem metros a juzante da Ponte do Bico, na margem esquerda do rio Cávado, tem ao seu dispôr uma zona de merendas arborizada e dotada de parque de estacionamento, parque infantil, assadores e bar de apoio. Este funciona apenas nos meses de Junho, Julho e Agosto, mas a Junta de Freguesia ainda não desistiu da construção de uma nova estrutura que possa funcionar durante todo o ano.


Carmindo Silva adianta ao Correio do Minho que o projecto está na Câmara de Braga, mas a Junta não tem meios financeiros suficientes para avançar com uma obra que é vista como fundamental para potenciar ainda mais a fruição do parque ribeirinho e contrariar alguns actos de vandalismo que ocorrem no local. No último ano, a autarquia de S.Paio de Merelim investiu no reforço de iluminação do espaço e na instalação de um sistema de rega automático, sempre com a preocupação de melhorar as condições de acolhimento de um local procurado crescentemente, sobretudo desde Julho do ano passado, altura em que foi inaugurado um troço de cerca de 1 500 metros de ecovia, desde o parque de merendas até ao limite com a freguesia de Mire de Tibães.


A via, parte do projecto de “Preservação e Requalificação Ambiental e Urbana da Margem Esquerda do Rio Cávado”, que a Câmara de Braga quer executar até 2013, é um local ideal para caminhadas e passeios de bicicleta, tendo sido também já requisitado para a realização de provas de corta mato.

Ecovia trouxe mais animação

“A ecovia veio trazer muita gente a esta zona”, constata Carmindo Soares, um ano após ter recebido o presidente da Câmara de Braga para a inauguração do primeiro troço de uma pista pedonal e ciclovia projectada para todo o comprimento da margem do Cávado entre Crespos e Padim da Graça, passando por Navarra, Adaúfe, Palmeira, Merelim São Paio e Mire de Tibães.
O presidente da Junta de S.Paio de Merelim assegura, desde já, a disponibilidade de terrenos para prolongar a ecovia por mais uma centena de metros entre o parque de merendas e a Ponte de Prado.


Os terrenos para ecovia do Cávado em Merelim S.Paio foram todos cedidos gratuitamente, com condição de os proprietários poderem aceder livremente às suas propriedades. Toda a extensão do troço está iluminada e vedada. A Junta estabeleceu um acordo com o agrupamento de escuteiros local que asseguram a limpeza da ecovia. O percurso constitui um espaço atractivo, seja para a prática de desporto, seja para um simples passeio, sempre em contacto visual com o Cávado. Pena é que ainda não esteja devidamente sinalizado, nomeadamente para quem circula na estrada nacional 201, entre Braga e a Ponte de Prado.

31-07-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário