Bom ambiente atrai utentes da Piscina Municipal de Celeirós

Aberta há sete anos, a piscina de Celeirós é a primeira a ser visitada por estes tempos pelo ‘Correio do Minho’. O bom ambiente e o sossego são os ‘pontos fortes’ da piscina de eleição de muitos veraneantes.
“Este ano tem sido um pouco fraco, devido às condições climatéricas, mas quando o tempo ajuda enche sempre”, confessou o tesoureiro da Junta de Freguesia de Celeirós, João Carvalho, salientando, no entanto, que este ano “já se bateu o record de visitantes num só dia, mais de 500 sem contar as crianças até aos seis anos, porque essas têm entrada livre e não são contabilizadas”.


A piscina de Celeirós, que abriu as portas a 18 de Junho estando previsto encerrar a 4 de Setembro, conta com dois nadadores-salvadores e quatro assistentes. “Aqui trabalha-se de segunda a segunda-feira, por isso, quando abrimos as inscrições para os assistentes eles já sabem isso e tem corrido muito bem”, atirou.

A piscina é muito procurada não só pelas gentes da terra, mas também por moradores das freguesias vizinhas de Vimieiro, Aveleda e até Figueiredo. “As pessoas vêm cá uma vez e gostam e depois acabam por vir durante o Verão todo”, frisou o tesoureiro, lembrando-se de uma família de Famalicão que vai quase todos os dias para a piscina.

O facto da piscina ter uma ambiente sossegado leva as pessoas a gostarem e a continuarem a procurar esta infra-estrutura. “Os assistentes sabem que ao mínimo de confusão têm autorização para colocar as pessoas lá fora, evitando assim que o problema se alastre”.

Entre os principais atractivos está o facto da piscina estar mui- to bem apetrechada com cadeiras, guarda-sóis e até balneários de água quente. “Penso que as pessoas gostam da piscina, porque também sentem conforto e segurança”, defendeu.


Pela infra-estrutura e pelo ambiente, que se conseguiu criar na piscina de Celeirós, “é um bom espaço para passar o Verão e vale a pena por ali ficar”, assegurou o responsável do executivo. E atirou: “esta piscina funciona muito bem de manhã, porque como está muito sossegada vêm muitos casais com crianças pequenas, parece mesmo uma piscina de hotel. Já da parte da tarde, para além das famílias, vêm muitos jovens”.
E para João Carvalho, a piscina de Celeirós “nunca teve tantos emigrantes como este ano, sendo que a maior parte nem é de Celeirós”.

Jovens guias incentivam à leitura

A Associação de Guias de Celeirós tem, pelo segundo ano consecutivo, uma banca de leitura para os veraneantes que elegem a Piscina Municipal de Celeirós para passar uns dias de férias.
Jessica Pereira, pertencente ao ramo Moinho, e Laura Costa, que faz parte do ramo Aventura, são apenas algumas das jovens que abdicaram de uns dias de férias para dar corpo e vida a este projecto de promoção da leitura promovido pela associação.


“Temos jornais e, sobretudo, livros infantis, porque é o que as pessoas mais procuram”, confidenciaram as jovens.
Entretanto, as guias de Celeirós estão a promover um concurso de palavras. “As pessoas tiram três palavras de uma caixa e depois têm que fazer um texto que inclua essas palavras. O melhor texto do dia ganha, como prémio, uma entrada gratuita na piscina”, revelaram as guias, que garantiram estar “a gostar muito da experiência”.

Água e equipamentos de qualidade são aposta

Por os equipamentos se deteorarem com muita facilidade, a Junta de Freguesia de Celeirós optou por fazer investimentos na piscina municipal com regularidade. “Já investimos aqui muito dinheiro e este ano não foi excepção. Por norma são precisos 20 mil euros para manutenção, até porque este é um espaço público e é preciso ter ainda mais cuidados”, justificou o te- soureiro da autarquia, João Carvalho.


Este ano o investimento foi para a casa das máquinas. “Trata-se de um conjunto de equipamentos muito caros e era preciso fazer um intervenção profunda”, informou aquele responsável.
Mas o investimento valeu a pena. “Este ano temos uma água maravilhosa, é obra conseguir ao final do dia, tendo aqui sempre 300 a 500 pessoas, ter a água cristalina”, frisou João Carvalho.
Para que tudo corra pelo melhor, “são realizadas quatro a cinco análises à água das piscinas por dia”, salientou.

Desde que a piscina abriu as portas em 2003, “nunca houve problemas com a água, porque também há muito controlo e, para isso, é preciso investir para ter bons resultados”.
João Carvalho garantiu que desde 2003 que a junta de freguesia tem “tido sempre cuidado em renovar o equipamento e ter sempre o mais sofisticado possível para o uso das pessoas que procuram a piscina”.

No interior da piscina existe, ainda, um bar concessionado, que funciona “muito bem”, assegurou o tesoureiro da junta, admitindo que o objectivo é que “as pessoas tenham tudo cá dentro”.
A segurança é outro ponto ‘forte’ da piscina que conta sempre com a presença de nadador-salvador e assistentes para dar apoio em tudo o que os utentes precisarem.

20-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário