Grupo Folclórico Infantil e Juvenil de Carreiro - Escudeiros: Primeiro CD pronto até final do ano

Com 42 elementos, o Grupo Folclórico Infantil e Juvenil de Carreiro, em Escudeiros, está a celebrar 30 anos. Ontem, em jeito de festa, promoveu mais um ‘Carreiro Folk’ - festival nacional de folclore infantil e juvenil. Para comemorar o aniversário, o presidente da associação espera, ainda, até ao final do ano lançar o primeiro CD.


De dois em dois anos, o grupo folclórico, que é o único do género no concelho de Braga, organiza o festival nacional, contando sempre com a presença de alguns grupos de várias zonas do país. “É motivante trabalhar com crianças, porque são o futuro do nosso país. Por outro lado, é uma forma de preservarmos os usos e costumes desta região minhota que tanto nos orgulha”, defendeu o presidente, Humberto Ribeiro, realçando, ainda, o convívio que se cultiva com as pessoas.

À espera da sede

Neste momento, o grupo está a trabalhar no primeiro CD. “Temos gravadas duas cassetes, uma com 20 e outra com 10 anos. Este CD, com alguns temas típicos da região, surgiu com o objectivo de promover os 30 anos da associação, mas por vários motivos ainda não conseguimos terminar”, justificou.

Outro desejo que o responsável do grupo lançou em dia de festa é a “tão necessária” sede. “Estamos no salão paroquial e falta espaço. Temos tantos troféus e recordações e precisamos mesmo de um espaço nosso”, referiu. Mas Humberto Ribeiro acredita que esse sonho está mais perto de se realizar. “A junta de freguesia tem um projecto para criar um espaço de raiz para agregar todas as associações da terra, até porque também não temos um espaço coberto para realizar este tipo de eventos, por exemplo, no Inverno.

Grupo folclórico infantil e juvenil é o único no concelho

O Grupo Folclórico Infantil e Juvenil do Carreiro, começou a germinar em 1981, a partir de um cortejo realizado para a angariação de fundos destinados às obras de restauração da igreja de Escudeiros.
Dado o “grande interesse” demonstrado pelos jovens que participaram neste evento, começaram-se aos sábados a realizar ensaios que a pouco e pouco se tornaram num incentivo para que fosse fundada, a 30 de Agosto de 1983 a Associação Grupo Folclórico Infantil do Carreiro.

“Começou-se assim a efectuar recolhas de danças e cantares, tendo sempre a preocupação de seleccionarmos o que de mais genuíno existe na cultura popular portuguesa do Baixo Minho”, lembrou o presidente da associação, Humberto Ribeiro.

Após 11 anos de intensa actividade, surge uma fase menos positiva na associação com o falecimento de José Oliveira Carvalho, um dos fundadores e presidente da direcção. Mas com “colaboração” da directora artística, Maria Rosa Sá Moreira, “os jovens da associação que até então se limitavam a dançar e cantar, com muito esforço e dedicação, fizeram com que esta obra, após tantos anos de existência, não culminasse e se torna-se ainda mais sólida na representação da cultura de um povo”.

O certo é que “dado à grande adesão dos jovens, esta associação começou a sentir necessidade de se expandir e não se limitar ao grupo infantil”, referiu o actual responsável pela associação. Assim começa a denominar-se de infantil e juvenil, facto que fica oficializado em Junho de 1999.

O Grupo Folclórico Infantil e Juvenil do Carreiro, surge assim como a única associação infantil e juvenil de todo o concelho de Braga, que “se dedica à preservação, divulgação e promoção da cultura popular portuguesa do Baixo Minho”, como fez questão de evidenciar Humberto Ribeiro.

21-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário