Mais de 12 mil já foram à Piscina Municipal de Ferreiros

Quando em Junho de 2001, a Piscina Municipal de Ferreiros foi inaugurada acabou por se transformar de imediato numa mais-valia para a freguesia, até porque não havia nenhuma infra-estrutura do género nas redondezas. Passados 10 anos aquele equipamento continua a ser uma “boa aposta”, a ter em conta que, em média, passam por ali mais de 20 mil utentes por ano.


A piscina de Ferreiros abriu as portas no passado dia 10 de Junho e vai manter-se aberta até ao dia 4 de Setembro. Mas o presidente da junta local, João Costa, garantiu que “se verificar a previsão de bom tempo, vai-se ponderar a hipótese de manter a piscina aberta por mais tempo”.
Até agora, segundo o presidente de junta, já entraram na piscina 12 mil pessoas, apesar do tempo não ter ajudado muito. “Quando está bom tempo temos aqui à volta de 500 pessoas por dia, que vêm de Ferreiros, mas também de outras freguesias vizinhas”, contou o autarca.

Apesar, deste ano, os emigrantes franceses terem aumentado substancialmente, os utentes que mais frequentam a piscina de Ferreiros são as crianças e os jovens. “Mas o público da manhã e de fim-de-semana é diferente daquele que pára cá durante a semana à tarde. Nas manhãs e fins-de-semana temos mais famílias com crianças pequenas”, explicou João Costa.
Como o tempo na praia é um pouco incerto, “os utentes acabam por vir directos para a piscinas, mas há muitos que vão para a praia de manhã e depois acabam por vir para aqui”, salientou.

Até à data, não tem havido confusões na piscina. “Aqui é muito sossegado e tranquilo. Também temos um nadador-salvador e oito vigilantes. Estou aqui todos os dias de manhã para verificar se está tudo em ordem”, confidenciou o autarca, referindo que “as pessoas respeitam os funcionários e os funcionários sabem lidar com os utentes”.

A piscina, que está aberta todos os dias das 10 às 18.45 horas, fica situada numa área cercada por vivendas. “Este é o melhor local para ter sido construído este equipamento”, assegurou aquele responsável, justificando que ali “dá sol todo o dia”.

“A água é excelente e o ambiente tranquilo”

Manter a qualidade da água “sempre excelente” e o “ambiente tranquilo e sossegado” são os principais objectivos do presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros, João Costa, quando todos os anos abre as portas da piscina da terra.


“À medida que vamos precisando de reparar alguma coisa tem que se fazer as obras. Por exemplo, este ano, fizemos uma pintura geral, pintámos o interior e exterior da piscina”, informou o presidente da junta de freguesia, referindo que “na casa das máquinas todos os anos é preciso, pelo menos, picheleiro e electricista”.

Daí a qualidade da água ser “excelente”, assegurou João Costa, garantindo que “é a me- lhor de todas”. “Temos uma empresa que é responsável pelas análises da água e o delegado de saúde também já nos visitou e depois da inspecção garantiu que está tudo em conformidade. Fazemos análises periódicas à temperatura da água, ao cloro e ao PH”, referiu.

A segurança e manutenção do espaço são salvaguardadas por um nadador-salvador e oito vigilantes. Estes vigilantes estão na bilheteira, nos vestiários e tratam da manutenção diária de todo o espaço, explicou o presidente.
Os vigilantes são contratos, mediante candidatura ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), através do Contrato Emprego Inserção (CEI). “Com esta disponibilidade a piscina acaba por não ter os problemas que outras têm. Aqui é muito sossegado”, frisou o responsável da junta.

O nadador-salvador, Adelino Gonçalves, confirma isso mesmo. A trabalhar há dois anos na piscina de Ferreiros, este nadador-salvador, com muitos anos de experiência, assegurou que esta piscina é tranquila e para isso basta impôr as regras e normas e as pessoas só têm que as cumprir. Até à data tem sido tudo muito pacífico, não há complicações nenhumas”, salientou Adelino Gonçalves que trabalha “na prevenção e segurança para evitar os perigos e que tudo corra pelo melhor. Os utentes até vêm ter comigo para tirarem dúvidas”.


Sandra Eirinha é uma das vigilantes da piscina. Grávida no final do tempo, Sandra já esteve “quase para desistir”, mas tem corrido bem. “Estou desempregado e está a ser uma experiência muito boa, é um local muito calmo e com um ambiente sossegado, por isso, é uma experiência a repetir”, evidenciou Sandra, que ‘toma conta’ da bilheteira da piscina.

21-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário