Alunos da Escola EB 1 de Boucinha aprendem regras de consumo

A Divisão de Turismo e Defesa do Consumidor (DTDC) da Câmara Municipal de Braga esteve ontem na Escola EB 1 de Boucinha - Lomar numa acção de sensibilização junto dos alunos do primeiro e segundo anos sobre os acidentes infantis provocados por equipamentos do dia-a-dia inadequados à estrutura e proporção de uma criança.
Matilde Teixeira, professora da Escola EB 1 de Boucinha - Lomar, esclarece ao CM que a escola aderiu à iniciativa proposta pela DTDC devido à temática abordada. “Logicamente, aceitamos tudo que seja de bom para as crianças”, conclui a docente.
Filomena Alves, responsável pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) da Câmara Municipal de Braga, explica que, através da sessão de esclarecimento, as crianças vão aprender a utilizar os bens de consumo sem colocarem a sua segurança em risco.
“As crianças têm de conviver com as coisas dos adultos e têm de se adaptar ao mundo dos adultos”, salienta a responsável.

A iniciativa contou com a projecção de pequenos filmes alusivo às questões do consumo, através dos quais se pretende que as crianças identifiquem “as situações perigosas” e adoptem “um comportamento seguro”, refere Filomena Alves.
As crianças presentes na palestra receberam o livro 'Crescer Seguro para ser Feliz', publicado pelo Instituto do Consumidor. A brochura infantil apela aos adultos e crianças que repensem e corrijam algumas situações e comportamentos considerados perigosos, antes que aconteça um acidente.

Missão: dar a conhecer os direitos dos consumidores

Comemorando o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a Divisão de Turismo e Defesa do Consumidor (DTDC) da Câmara Municipal de Braga promoveu ontem duas acções de informação ao consumidor.
Durante a manhã, Filomena Alves, responsável pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) da Câmara Municipal de Braga, esteve na Escola EB 1 de Boucinha, Lomar, numa sessão de esclarecimento com o objectivo de “alertar as crianças para a acidentalidade”, uma problemática que “constituí uma das principais causas de morte e incapacidade nos países desenvolvidos”.

De parte da tarde, o Posto de Turismo disponibilizou aos munícipes “materiais diversos” com informações úteis ao consumidor, realça Filomena Alves.
Criado em 1992, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor promove acções de formação em diversas instituições de ensino, recebendo no auditório do Posto de Turismo grupos de alunos de cursos profissionais que assistem a palestras relacionadas com o consumo e a sua futura área profissional.
Colaborando com a ‘Antena Minho’, o CIAC promove há 10 anos o programa de rádio semanal intitulado ‘Consumidores somos todos nós’.

O CIAC é maioritariamente procurado pelos consumidores para esclarecer questões relacionadas com produtos bancários, vendas ao domicílio e por correspondência, garantias le-gais e voluntárias, contratos de empreitada, compra e venda de produtos, condomínios, serviços públicos essenciais, conflitos transfronteiriços e endividamento familiar.

A DTDC procura “assegurar a gestão das acções de apoio ao consumidor, na informação dos valores e direitos dos consumidores e na mediação de conflitos de consumo”, informando e auxiliando os consumidores no exercício dos seus direitos,privilegiando a cooperação institucional. A DTDC tem, ainda, como objectivo “potencializar a cidadania activa na esfera do consumo, numa óptica de desenvolvimento sustentável”, promovendo, também, a “cidadania activa e uma cultura de co-responsabilização na esfera do consumo”.

16-03-11 - Correio do Minho

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