
Tendo por tema “Os Acanac’s”, os elementos revisitaram toda a História dos Acampamentos Nacionais, que este ano, em Agosto, dará lugar ao 22º, em Idanha-a-Nova. Este Acampamento também serviu de preparação para quem vai.

“O Acampamento de Agrupamento é sempre o culminar de mais um Ano Escutista e marca assim o início das férias do Agrupamento. Decidimos há nove anos que devíamos criar um Imaginário para cada um desses Acagrup’s com atividades em torno desse Imaginário: Cada Acagrup (Acampamento de Agrupamento) anual é único e destacam-se uns dos outros” - Explica o Chefe de Agrupamento, Alberto Dias Pereira.
Na Abertura do Acagrup foram criadas as quatro Equipas, tendo por desafio montar um puzzle que formava o Logotipo de um dos Acanac’s. O nome das equipas era o nome da localidade onde este foi realizado: Bagunte, Sesimbra, Palheirão e Idanha.

“Insistimos em fazer equipas mistas, com todos os elementos das quatro secções pois promove o convívio, a troca de experiências e conhecimentos e a união entre todos. Não há assim secções a competirem entre si, mas sim um enorme espírito de entreajuda” .
Este Acampamento ainda teve como ponto alto a Promessa de mais três pioneiras, que se realizou no Parque:
“Tivemos a Honra de ter connosco o nosso Assistente e Pároco da freguesia, o Sr Padre João Paulo Alves, que fez questão de ir propositadamente ao Parque para nos celebrar a Missa Campal e a Promessa das nossas três pioneiras. Também lá jantou connosco. Alguns pais também estiveram presentes na Cerimónia.“ - Diz Alberto Pereira.
Durante o Acampamento as Equipas fizeram um raid de reconhecimento a Aboim da Nóbrega, mergulharam na praia fluvial e recriaram algumas das atividades que se tornaram símbolos por excelência dos Acanac’s, tais como o icónico e já “lendário” Logotipo Humano do 17ºAcanac de Bagunte, o símbolo da Água Potável e a Manta de Retalhos que se realizou no 18ºAcanac no Palheirão que na altura entrou no Guiness. A nossa em menor escala, claro. A cada prova superada ganhavam “Acanac’s”, o logotipo de cada um dos 22 Acanacs para colarem num poster individual que todos possuíam e serviu de recordação desta grande atividade.
“Foi mais um Magnífico Acampamento de Agrupamento. É sempre algo cansativo preparar atividades nesta escala, para todas as secções, mas vale a pena ao ver a alegria dos participantes e vê-los envolverem-se e interagirem uns com os outros nas atividades ao ar livre. É aí que faz todo o sentido afirmar que “o Escutismo continua a ser uma grande família”. - Afirmou o Chefe de Agrupamento.
Exploradores, Pioneiros e Caminheiros ainda participarão no XXII Acanac em Idanha-a-Nova, dos dias 3 a 10 de Agosto.
20-07-2012 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário