Fazer sabonetes e outras ciências na ‘Confiança’



Um centro de divulgação científica associado a um espaço museológico que perpetue a história da indústria de saboaria e perfumaria em Braga é a proposta apresentada pela Orion-Sociedade Científica de Astronomia do Minho para a requalificação do edifício da antiga Fábrica Confiança.

A ideia da ‘Orion’ foi uma dos quatro premiadas pelo júri do concurso lançado com o intuito de enriquecer o programa funcional do projecto arquitectónico que será lançado quando a Câmara tiver na sua posse as instalações fabris da Rua Nova de Santa Cruz, alvo de processo de
expropriação

Promover a educação científica e tecnológica nas crianças e jovens é a sugestão apresentada por João Paulo Carvalho Vieira e Lourenço Nuno da Silva Mendes em nome da ‘Orion’. Com esse objectivo convidam à confecção de um sabonete artesanal em laboratório a montar para o efeito na antiga fábrica. “Total respeito pelo passado” é um dos pressupostos desta proposta de reuso da Fábrica Confiança, que sugere o aproveitamento de parte dos espaços agora de volutos para um Museu da Cidade.

Uma Loja da Ciência, que será a primeira na região Norte, é outra das ideias apresentadas pela Orion, que vê a ‘Confiança’ como local ideal para instalar um restaurante molecular, um café bar ciência/multimedia, uma biblioteca científica e salas de exposição. Estas deverão dedicar-se à exploração da ciência experimental em áreas como a Física, Química, Biologia, Matemática, Geometria ou Geologia, a partir dos currículos escolares e das situações do dia-a-dia.


Ver o sol e as estrelas

A proposta de centro de divulgação científica supõe também laboratórios ‘hands-on’, de robótica e de holografia, um planetário e um observatório solar. A ‘Orion’ gere actualmente um observatório astronómico em Gualtar, promovendo actividades de observação astronómica com um planetário móvel, cursos, palestras e ‘workshops’. Para a antiga Fábrica Confiança sugerem também os animadores desta associação uma sala de cinema de três dimensões dedicada à ciência (IMAX).

03-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário