Via-sacra em Cunha



A Semana Santa é vivida com particular devoção na freguesia de Cunha. Catequistas, crianças e adolescentes que frequentam a catequese e respectivos encarregados de educação deram vida a uma Via-sacra onde foram evocados os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.


Foram cerca de 70 os figurados que integraram esta Via-sacra que é já uma tradição nesta localidade, como explicou ao ‘Correio do Minho’ o pároco, padre Manuel Joaquim da Costa.
“Esta Via-sacra é uma tradição já com alguns anos em Cunha. Costuma realizar-se no sábado de Ramos, mas este ano optámos por adiá-la porque coincidia com o dia em que as freguesias se foram manifestar a Lisboa”, explicou o pároco.
A mudança de data não retirou participantes a este que é, antes de tudo, um acto religioso.
A Via-sacra saiu da igreja paroquial e realizou-se ao longo da Rua das Oliveiras, a artéria que liga precisamente a igreja à Capela da Senhora do Carmo.

“A organização esteve a cargo das catequistas, que mobilizaram as crianças e adolescentes e respectivos pais para participarem. Os participantes foram sobretudo as pessoas da terra, mas também houve gente de outras freguesias”, notou.

Em Cunha continua a celebrar-se a Semana Santa. Hoje, pelas 20 horas, realiza-se a Vigília Pascal, na Igreja.
Amanhã, durante o dia, dois Compassos Pascais vão percorrer a paróquia.

07-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário