
Em Braga, esta iniciativa será particularmente visível amanhã, dia 5, às 17,30 horas, no espaço em frente da Sé Catedral.
Refira-se, desde já que o Corpo Nacional de Polícia (CNP), instituição de natureza civil e de carácter nacional está sob alçada do Ministério do Interior da Espanha, tal como a PSP se subordina ao Ministério da Administração Interna.
Na nota distribuída ontem pelo Comando Distrital de Braga, a esse propósito, salienta-se a importância desta iniciativa, baseada numa decisão inédita que materializa a ligação histórica entre os dois países ibéricos: Portugal e Espanha.
Iniciativa ímpar
“Seguindo esta iniciativa ímpar e no mesmo período, a Polícia de Segurança Pública estará a patrulhar a cidade de Málaga, no sul de Espanha, concretamente Benalmádena/Torremolinos onde são aguardados muitos estudantes portugueses, apoiando a actividade desenvolvida pelo CNP e garantindo uma ligação mais estreita com os milhares de portugueses que se deslocam para aquela zona nesta altura do ano” — s ublinha o texto da PSP, recordando depois o que está estipulado na decisão que dá força à iniciativa, no âmbito do Acordo de Cooperação em matéria policial e aduaneira, rubricado pelos dois países da Península Ibérica.
“Considerando a cooperação existente entre as duas polícias ibéricas, dando seguimento às boas práticas já desenvolvidas no tocante à criminalidade transfronteiriça, após autorização do ministro da Administração Interna, a PSP convidou a sua congénere espanhola, o CNP, para articular connosco a recepção dos milhares de visitantes espanhóis que estarão em Portugal nesta Páscoa, principalmente nas cidades de Lisboa e Braga” — acrescenta o texto da PSP.
Assim, no período referido, agentes do CNP patrulham as ruas de Braga e Lisboa com duas equipas de polícia cada, numa viatura caracterizada da polícia espanhola. Essa viatura será permanentemente acompanhada por viatura da PSP.
“O destacamento policial espanhol terá especificamente como missão, auxiliar o contacto entre os polícias portugueses da PSP e os cidadãos espanhóis que visitam Portugal nesta altura do ano, apoiando o cumprimento da missão da PSP” — explica-se.
O mesmo sucederá em Espanha com os polícias portugueses.
04-04-2012 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário