O guarda-soleiro foi à EB 2,3 Frei Caetano Brandão

Na passada semana, dia 25 de novembro, teve lugar na EB 2,3 Frei Caetano Brandão a atividade “O guarda-soleiro vem à Frei Caetano”, integrada na edição oficial da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR - European Week for Waste Reduction).


O Sr. Cunha, amolador ou guarda-soleiro - “é igual”, como o próprio afirmou - está desde os seus 15 anos neste ofício, que aprendeu com o seu avô, com a caixa às costas, de porta em porta. O amolador dos nossos dias fez-se transportar numa motocicleta e explicou os consertos de reparar guarda-chuvas, amolar facas ou “botar gatos na louça”, por todo o lado, Porto, Valença, Esposende, Póvoa de Lanhoso, Vila do Conde, Ponte de Lima.

Ao longo de vários dias preparou-se uma entrevista que os alunos, cheios de entusiasmo, fizeram ao amolador e à qual ele respondeu com muita vivacidade, explicando bem, quer os trabalhos que vai fazendo, quer as localidades que percorre à procura de loiças e guarda-chuvas para consertar. Houve momentos de desabafos, falou da sua vida, das dificuldades, mas conseguiu gerar momentos com humor e muitas gargalhadas.


O Sr. Cunha levou até à Frei Caetano relatos bem humorados do seu ofício, que mantém e vai continuar, porque já não tem “idade para ir para médico!”.

Contou que não passou ao seu filho esta arte, falou da redução do número de consertos com a chegada de guarda-chuvas mais baratos às lojas - afirmando que, por esse motivo, leva preços acessíveis pelos seus trabalhos; e com um sorriso nos lábios contou que, muitas vezes, as pessoas deitam fora guarda-chuvas com melhor qualidade do que aqueles que depois compram a preços baixos.


Finalmente o guarda-soleiro brindou todos os presentes com a melodia que os amoladores costumam usar como meio de avisar os residentes da sua passagem pelas localidades e que serve de chamamento: “tragam tudo guarda-chuvas, pratos, travessas, facas e limas…que eu conserto e afio. (…) Gosto do que faço e faço com gosto.”

Com esta atividade divulgou-se um ofício com tradição na nossa cidade que possibilita de forma fácil e económica a reutilização de utensílios, reduzindo os efeitos nocivos dos resíduos produzidos, ao nível do ambiente e da saúde humana.“


Juntos, reduzir é agir!” é o mote da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e foi também o mote desta atividade.

** Texto de Rita Peixoto **


28-11-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário