Figueiredo desfolhou à moda antiga

Largas centenas de pessoas assistiram anteontem à noite, em Figueiredo, à recriação de uma desfolhada de milho. Integrada na iniciativa ‘Reviver o Passado’, a desfolhada teve como protagonistas os membros do grupo folclórico da Associação Cultural e Recreativa Hélios de Figueiredo.


Três carros de bois transportaram o milho para o recreio da Escola Primária de Figueiredo, local que, por uma noite, se transformou na eira onde, algumas décadas atrás, os lavradores reuniam familiares e amigos para a desfolhada do milho.

Jaime Ferreira, presidente do grupo folclórico da Associação Hélios de Figueiredo, destacou ao Correio do Minho o cuidado tido com rigor da recriação desta actividade agrícola que constituía um momento de convívio das comunidades rurais nos tempos em que a mecanização ainda não tinha chegado aos campos.

Os elementos do rancho trajaram à moda antiga na tarefa de desfolhar as espigas de milho, animados com o toque de concertinas a cantigas do antigamente.

Não faltou nesta desfolhada o vinho e algumas iguarias com que eram agraciados os convidados dos lavradores nas desfolhadas: sardinhas fritas e caldo.

Dado a grande adesão popular a esta primeira edição, o presidente do grupo folclórico promete repetir a desfolhada nos próximos anos.

Ontem à tarde, o programa ‘Reviver o Passado’ prosseguiu com jogos tradicionais e um magusto.

17-10-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário