Cientista da Universidade do Minho é a primeira mulher a receber o Prémio Científico IBM

Alexandra Silva, investigadora da Universidade do Minho (UMinho) na área das Ciências da Computação, é a primeira mulher a receber o Prémio Científico IBM, um dos mais prestigiados a nível nacional. Pela primeira vez em 21 anos, aquela multinacional do sector informático distingue alguém formado na Universidade do Minho.


Ontem, na cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM 2010, o reitor da UMinho destacou que a distinção atribuída a Alexandra Silva “vem evidenciar a qualidade do trabalho de ensino e de investigação desenvolvido nesta casa pelo Departamento de Informática”.

Também Luís Soares Barbosa, director do Departamento, destacou que a UM é “referência na promoção duma “visão rigorosa e matematicamente sólida da informática”, tendo sido pioneira “na investigação em métodos formais para certificação de software”.

A investigação de Alexandra Silva, reconhecida pelo júri do Prémio Científico IBM, intitulada ‘Coálgebras de Kleene’, terá implicações práticas na concepção de sistemas informáticos confiáveis.

A jovem cientista explicou que o software está presente em muitas coisas que mexem com as nossas vidas. Se falham em dispositivos médicos ou sistemas de controle aeronáutico, por exemplo, podem matar pessoas.


Elaborar sistemas informáticos que não colapsam e que não se degradam é um objectivo a prazo para o qual a investigação de Alexandra Silva dá um contributo importante.

O ministro da Educação e Ciência presidiu à cerimónia de entrega do Prémio IBM, aproveitando a ocasião para destacar a importância de “premiar o mérito”.

Nuno Crato considerou também “fundamental ter uma empresa privada a apoiar a ciência” “Aposto tudo o que quiserem, aposto a dívida externa do nosso país, que este trabalho não foi feito numa tarde inspirada.

Foram certamente muitas horas, muito estudo, muito trabalho, muitos esforços, muitos fracassos.
O valor do fracasso é o valor da persistência', referiu o governante nesta sua primeira presença oficial na Universidade do Minho.

19-10-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário