As Solenidades da Semana Santa 2013 contam com um orçamento de 170 mil euros. “Mesmo em tempo de crise, trabalhamos no sentido de que a qualidade da nossa Semana Santa se mantenha”, afirmou ontem o presidente da comissão organizadora, cónego Jorge Coutinho. Em conferência de imprensa para apresentação do programa deste ano, aquele membro do Cabido salientou que importa manter também “o reconhecimento atingido a nível nacional e internacional”.
Do programa da Semana Santa, que decorre de 23 a 31 de Março, destacam-se, na vertente religiosa, as procissões de Nossa Senhora da Burrinha, do Senhor ‘Ecce Homo’ e do Enterro do Senhor’, enquanto que a componente cultural é recheada com seis espectáculos musicais, entre os quais o concerto do Coro da Sé Catedral de Porto, a 26 de Março, na Sé Catedral.
Na ocasião serão apresentadas quatro interpretações do Credo (gregoriano, Palestrina, Zelenka e J. S. Bach), tendo em conta que 2013 é para a Igreja Católica o Ano da Fé.
Do programa cultural das Solenidades constam também acções de animação de rua e doze exposições, algumas fora de Braga.
A “fama” da Semana Santa de Braga em Portugal e no estrangeiro comprova-se pelo número cada vez maior de coros e orquestras que desejam actuar em Braga nos dias que antecedem a Páscoa.
Jorge Coutinho revelou ontem uma proposta vinda do Brasil que, por várias razões, não pode ser atendida, uma da Holanda e várias outras de coros e grupos instrumentais portugueses.
Enquanto cartaz turístico, a Semana Santa de Braga é alvo de atenção especial por parte da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal.
A divulgação das Solenidades é feita em feiras nacionais e internacionais de turismo, através de ‘spots’ publicitários em canais de televisão e nas lojas do da Entidade Regional no Aeroporto Sá Carneiro e de Santiago de Compostela.
Aumentar tempo de estadia dos turistas
Na Semana Santa um grande número de turistas nacionais e estrangeiros enchem as unidades hoteleiras de Braga e de concelhos vizinhos.
Melchior Moreira destacou ontem que o objectivo nos próximos anos é passar dos actuais três dias para uma semana o tempo médio de estadia desses visitantes, sobretudo os que vêem de Espanha e do Brasil.
Na opinião da vereadora do Turismo da Câmara de Braga, as Solenidades da Semana Santa contribuem para “a consolidação da marca Braga”.
A Fitur - Feria Internacional de Turismo de Espanha e a Bolsa de Turismo de Lisboa são dois palcos onde as Solenidades bracarenses vão estar em destaque por aposta da Entidade Regional.
Afinal, não foi por acaso que a Semana Santa foi declarada, o ano passado, evento de interesse para o turismo por parte do Instituto Turismo de Portugal.
Semana Santa a Património Imaterial da Humanidade
A singularidade das Solenidades da Semana Santa de Braga justificam a candidatura destas representações da paixão e morte de Jesus Cristo a Património Oral e Imaterial da Humanidade.
A opinião do presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal foi expressa ontem, durante a apresentação do programa das Solenidades de 2013, que decorrem de 22 a 31 de Março. Melchior Moreira desafiou a Câmara de Braga e a comissão organizadora da Semana Santa a apresentar a proposta à UNESCO.
“Há dois anos fizemos um desafio em relação à declaração de interesse turístico das festividades da Semana Santa. O desafio hoje lançado é que se trabalhe no sentido de candidatar a singularidade e diversidade dos festejos da Semana Santa a Património Imaterial da Humanidade”, declarou aquele responsável.
Melchior Moreira reconheceu que se espera “um longo percurso”, mas que o processo de candidatura será “um trabalho apaixonado e que vai dar frutos. Acima de tudo, vai permitir cada vez mais que o Porto e o Norte cresçam, em termos de turistas, e que aumente a estada média do turista na região”.
O Património Oral e Imaterial da Humanidade é uma distinção criada em 1997 pela UNESCO para a protecção e o reconhecimento do património cultural intangível que se manifesta em saberes, modos de fazer, formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Em 2011, o fado obteve esse reconhecimento por parte daquele organismo das Nações Unidas
Turismo religioso merece reconhecimento
O presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal criticou ontem o Governo por não considerar o turismo religioso como produto estratégico nacional.
Em 2012, o turismo religioso representou 10% dos fluxos turísticos em Portugal, “gerando mais de 700 milhões de euros”, alegou Melchior Moreira, defendendo que “faz todo o sentido que na revisão do Plano Estratégico Nacional de Turismo (PNET) em curso, o Governo não coloque apenas um apontamento do turismo religioso dentro daquilo que são os circuitos urbanos, mas que o possa considerar um contributo estratégico para o país”.
O turismo religioso “é um filão ainda por explorar” a que o Governo devia “dar expressão em termos de produto estratégico nacional”, insistiu o presidente da Entidade Regional.
2013-01-30 - Correio do Minho
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