Semana Santa mantém qualidade apesar da crise


As Solenidades da Semana Santa 2013 contam com um orçamento de 170 mil euros. “Mesmo em tempo de crise, trabalhamos no sentido de que a qualidade da nossa Semana Santa se mantenha”, afirmou ontem o presidente da comissão organizadora, cónego Jorge Coutinho. Em conferência de imprensa para apresentação do programa deste ano, aquele membro do Cabido salientou que importa manter também “o reconhecimento atingido a nível nacional e internacional”.


Do programa da Semana Santa, que decorre de 23 a 31 de Março, destacam-se, na vertente religiosa, as procissões de Nossa Senhora da Burrinha, do Senhor ‘Ecce Homo’ e do Enterro do Senhor’, enquanto que a componente cultural é recheada com seis espectáculos musicais, entre os quais o concerto do Coro da Sé Catedral de Porto, a 26 de Março, na Sé Catedral.

Na ocasião serão apresentadas quatro interpretações do Credo (gregoriano, Palestrina, Zelenka e J. S. Bach), tendo em conta que 2013 é para a Igreja Católica o Ano da Fé.

Do programa cultural das Solenidades constam também acções de animação de rua e doze exposições, algumas fora de Braga.

A “fama” da Semana Santa de Braga em Portugal e no estrangeiro comprova-se pelo número cada vez maior de coros e orquestras que desejam actuar em Braga nos dias que antecedem a Páscoa.

Jorge Coutinho revelou ontem uma proposta vinda do Brasil que, por várias razões, não pode ser atendida, uma da Holanda e várias outras de coros e grupos instrumentais portugueses.

Enquanto cartaz turístico, a Semana Santa de Braga é alvo de atenção especial por parte da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal.

A divulgação das Solenidades é feita em feiras nacionais e internacionais de turismo, através de ‘spots’ publicitários em canais de televisão e nas lojas do da Entidade Regional no Aeroporto Sá Carneiro e de Santiago de Compostela.

Aumentar tempo de estadia dos turistas

Na Semana Santa um grande número de turistas nacionais e estrangeiros enchem as unidades hoteleiras de Braga e de concelhos vizinhos.

Melchior Moreira destacou ontem que o objectivo nos próximos anos é passar dos actuais três dias para uma semana o tempo médio de estadia desses visitantes, sobretudo os que vêem de Espanha e do Brasil.

Na opinião da vereadora do Turismo da Câmara de Braga, as Solenidades da Semana Santa contribuem para “a consolidação da marca Braga”.

A Fitur - Feria Internacional de Turismo de Espanha e a Bolsa de Turismo de Lisboa são dois palcos onde as Solenidades bracarenses vão estar em destaque por aposta da Entidade Regional.

Afinal, não foi por acaso que a Semana Santa foi declarada, o ano passado, evento de interesse para o turismo por parte do Instituto Turismo de Portugal.

Semana Santa a Património Imaterial da Humanidade

A singularidade das Solenidades da Semana Santa de Braga justificam a candidatura destas representações da paixão e morte de Jesus Cristo a Património Oral e Imaterial da Humanidade.

A opinião do presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal foi expressa ontem, durante a apresentação do programa das Solenidades de 2013, que decorrem de 22 a 31 de Março. Melchior Moreira desafiou a Câmara de Braga e a comissão organizadora da Semana Santa a apresentar a proposta à UNESCO.

“Há dois anos fizemos um desafio em relação à declaração de interesse turístico das festividades da Semana Santa. O desafio hoje lançado é que se trabalhe no sentido de candidatar a singularidade e diversidade dos festejos da Semana Santa a Património Imaterial da Humanidade”, declarou aquele responsável.

Melchior Moreira reconheceu que se espera “um longo percurso”, mas que o processo de candidatura será “um trabalho apaixonado e que vai dar frutos. Acima de tudo, vai permitir cada vez mais que o Porto e o Norte cresçam, em termos de turistas, e que aumente a estada média do turista na região”.

O Património Oral e Imaterial da Humanidade é uma distinção criada em 1997 pela UNESCO para a protecção e o reconhecimento do património cultural intangível que se manifesta em saberes, modos de fazer, formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Em 2011, o fado obteve esse reconhecimento por parte daquele organismo das Nações Unidas

Turismo religioso merece reconhecimento

O presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal criticou ontem o Governo por não considerar o turismo religioso como produto estratégico nacional.

Em 2012, o turismo religioso representou 10% dos fluxos turísticos em Portugal, “gerando mais de 700 milhões de euros”, alegou Melchior Moreira, defendendo que “faz todo o sentido que na revisão do Plano Estratégico Nacional de Turismo (PNET) em curso, o Governo não coloque apenas um apontamento do turismo religioso dentro daquilo que são os circuitos urbanos, mas que o possa considerar um contributo estratégico para o país”.

O turismo religioso “é um filão ainda por explorar” a que o Governo devia “dar expressão em termos de produto estratégico nacional”, insistiu o presidente da Entidade Regional.

2013-01-30 - Correio do Minho

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