Penso St.º Estêvão: Encontro de Reis junta instituições


Foi com muita música que se passou a tarde de ontem no Espaço Viver e Conviver, Centro de Convívio da Veiga de Penso.

Os utentes desta casa receberam alguns membros da Santa Casa da Misericórdia de Braga e da Associação de Solidariedade Social e Cultural do Divino Salvador de Figueiredo e desfrutaram de um animado encontro de Reis.

A dança da chula deu início a esta tarde de actividades, e além dos diversos temas interpretados pelos utentes das diferentes instituições, houve ainda tempo para um lanche partilhado, intitulado “chá de panela”.

O Espaço Viver e Conviver, que funciona na antiga escola primária de Penso Santo Estêvão, é um centro de convívio e lazer, que funciona todas as terças e sextas das 14 às 17 horas, e que se encontra aberto à comunidade. 

“Recebemos idosos, mas não só, também temos cá uma menina com Trissomia 21, que vem para cá, convive, e promove a relação intergeracional, e também uma senhora surda e muda, com a qual estamos também a aprender a comunicar”, referiu Avelina Vieira, animadora do Espaço Viver e Conviver.

O centro recebe actualmente entre 30 e 40 utentes, que, segundo a mesma fonte, se mostram sempre receptivos às diferentes actividades que vão sendo organizadas. Para além dos jogos, dinâmicas, cânticos, e trabalhos de reciclagem, o Centro de Convívio da Veiga de Penso procura “proporcionar sempre aos utentes a possibilidade de realizar actividades que eles nunca tiveram ao seu alcance”. “Eles adoram actividades diferentes, já foram jogar golfe, andaram a cavalo, fizeram slide, e está prevista para breve uma actividade de barco à vela”, garantiu Avelina Vieira.

O presidente da Junta de Freguesia de Penso Santo Estêvão, João Carlos Pereira, não faltou ao evento levado a cabo no dia de ontem e aproveitou o momento para salientar o sucesso deste projecto, que teve início há dois anos. “Quando começou nunca pensei que fosse tão longe e que tivesse corrido tão bem como correu, isto é um sonho”. “A junta tem vindo sempre a apoiar este centro, e enquanto puder vai continuar a fazê-lo”, assegurou.

O Espaço Viver e Conviver abrange as freguesias de Penso Santo Estêvão, Trandeiras, Morreira, Lamas, Escudeiros, Guisande, Oliveira S. Pedro, Figueiredo, Penso S. Vicente e Esporões.

2013-01-30 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário