Celeirós unida ao padroeiro



A freguesia de Celeirós vive, no próximo fim de semana, a festa do padroeiro S.Lourenço. O programa religioso das festividades, entre sexta-feira e domingo, é o de sempre, com destaque para a procissão nocturna no sábado. O arraial popular, esse é assegurado, quase em exclusivo, pela actuação de artistas da terra. Pároco de Celeirós há mais de 20 anos, o padre Fernando Apolinário destaca as festividades do padroeiro como elemento de união desta comunidade.


O programa profano das festividades em honra de S.Lourenço foi reduzido este ano de quatro para três dias.

Carlos Alberto Silva, da comissão de festas, justifica que os tempos actuais exigem rigor na organização deste tipo de eventos, pelo que se continua a apostar na “prata da casa” e a conter os gastos, nome adamente em fogo de artifício.

Final de mandato

A actual comissão de festas está a terminar um mandato de três anos, iniciado com a intenção de repôr o programa profano das festividades em honra de S. Lourenço, que esteve suspenso na primeira década deste século. Os elementos da comissão organizadora dos festejos populares de Celeirós apelam nesta altura ao bairrismo e voluntariado de outros conterrâneos que dêem continuidade ao trabalho realizado nos últimos três anos.

Apesar da crise económica se reflectir no apoio monetário das empresas da freguesia, a comissão de festas e os responsáveis da paróquia não poupam nos elogios à generosidade e bairrismo da generalidade da população da terra, o principal suporte para manter de pé a celebração do padroeiro.

09-08-2012 - Correio do Minho


Sem comentários:

Enviar um comentário