
A entrega dos prémios NEPSO decorreu no passado dia 28 de Junho, na EB 2,3 de Telheiras em Lisboa.
Os vencedores do projecto, além de um prémio monetário de 2.000 euros, receberam duas viagens ao Brasil, para o professor responsável (professor Paulo Costa) e um aluno, para que no dia 25 de Agosto possam divulgar o estudo e conhecerem os trabalhos realizados noutros países. Maria Cunha foi a aluna escolhida para representar os seus colegas de turma nessa viagem.
O professor Paulo Costa e os alunos Maria Cunha e Gonçalo Veloso estiveram na rádio Antena Minho para falar deste projecto. Durante a entrevista, Paulo Costa garantiu que “são os alunos que escolhem o tema e as questões que querem investigar”. ‘A crise socioeconómica na perspe ctiva dos adolescentes’ foi o tema estudado.
Maria Cunha e Gonçalo Veloso frisaram que o estudo “centra-se na opinião das crianças e jovens em relação à actual crise que o país atravessa”. O trabalho foi feito por toda a turma que elaborou um questionário e tratou de analisar os resultados.
De acordo com os mesmos, os inquéritos foram aplicados a jovens alunos do 3.º ao 9.º ano. Os dois alunos deram a conhecer alguns aspectos do estudo, como por exemplo, que “a maioria dos inquiridos acredita que a crise vai durar entre um a três anos”.
O professor lembrou ainda que “o desenvolvimento deste projecto exigiu uma colaboração entre a escola, os encarregados de educação e as crianças. Portanto,“este é um trabalho partilhado. Eu tenho a minha parte enquanto adulto investigador e eles têm a parte deles enquanto crianças/jovens investigadores”. “A verdade é que eles fizeram uma trajectória que não há em muitos mestrados, e adquiriram um conjunto de competências que lhes vão ser muito úteis no futuro”.
“É um orgulho sentir como ficam satisfeitos com o reconhecimento do seu esforço”, concluiu.
03-07-2012 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário