Viagem pedagógica à era romana



Nem a chuva que ameaçou logo cedo, impediu todos aqueles que visitaram a Braga Romana durante o dia de ontem. E motivos não faltam para fazer uma visita à feira que conta com os ingredientes tradicionais que dão vida a uma verdadeira viagem no tempo ao encontro dos rituais do tempo dos romanos, entre espectáculos de teatro, recriações históricas e dança.

Um dos locais com especial destaque é a tenda pedagógica. Até a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Ilda Carneiro, já tinha deixado o desafio para os visitantes não se irem embora sem conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido por estes dias nas duas áreas pedagógicas, onde se realizam inúmeras actividades académicas e científicas.


As associações e instituições acederam ao convite e promovem até hoje inúmeras sessões e oficinas pedagógicas. Ali também se promovem os jogos romanos de tabuleiro com concursos e torneios.
Durante a manhã de ontem realizaram-se actividades promovidas pelo núcleo de Braga da Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) e da delegação de Braga da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS).

“Estamos sempre presentes com uma tenda na Braga Romana e este ano participamos nas oficinas pedagógicas, tendo que associar a época romana à nossa temática”, explicou a responsável do núcleo de Braga da Quercus, Cristina Ferreira.

Pão com bolotas e oficina de pomadas e ungentos

O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Famalicão associou-se à Quercus e promoveu, ontem de manhã, a oficina de fazer pão com bolotas. “O object ivo é sensibilizar para a floresta autóctone, no caso o carvalho, que é o fundamento da existência da associação”, defendeu Cristina Ferreira, adiantando que o gabinete da autarquia famalicense já promove esta oficina junto das escolas.


Outra das oficinas ali a decorrer foi a oficina de pomadas e ungentos. “Estamos a utilizar mel, azeite, cera e plantas aromáticas, ensinando as receitas”, informou a responsável, salientando “a importância do azeite e das plantas aromáticas para a saúde da pele”.

Mais à frente o ‘Correio do Minho’ falou com a responsável da delegação de Braga da ANEIS, Cristina Palhares, que estava a orientar o peddy paper com as crianças que participam no programa de enriquecimento da associação. “Vamos percorrer as ruas do centro da cidade, descobrir edifícios, nomes de ruas, conviver com responsáveis de tendas e até conhecer uma instituição”, explicou aquela responsável, lembrando que a associação também participou no torneio de famílias dos jogos romanos de tabuleiros.

Durante o dia de hoje outras associações e instituições do concelho promovem sessões e oficinas temáticas.
Entretanto, no mercado romano, as tabernas e a animação de rua deixam antever ‘enchentes’, tal como tem acontecido nos últimos dias. Não faltam as Tasquinhas de petiscos, borrego no espeto e licores de ervas. Enchidos, queijo, pão, carnes e petiscos variados. Durante o evento têm sido servidos os melhores e mais ricos manjares nas tabernas, confeccionados com os produtos da terra e que todos os visitantes terão ainda hoje a oportunidade de saborear.

27-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário