ESCA: II caminhada pelo troço inicial da Via XVII



No próximo dia 12 de maio a escola Secundária Carlos Amarante vai realizar a II Caminhada pelo troço inicial da Via XVII, uma das vias do complexo sistema viário romano, de S. Pedro d’Este até Carvalho de Calvos, Póvoa de Lanhoso.

Iniciada na época do imperador Augusto, percorrendo todo o Conventus Bracarensis, admite-se que a Via XVII partia do antigo Forum de Bracara Augusta (área envolvente do atual Largo Paulo Osório), prosseguindo pelas atuais ruas do Alcaide, e do Anjo. Depois de atravessar o Largo Carlos Amarante, seguia pela Rua de S. Marcos em direção à Avenida da Liberdade, onde, junto da atual galeria comercial ‘Liberdade Street Fashion’, instalada no antigo edifício dos Correios, foram encontrados vestígios de um troço.

Já na Quinta das Goladas, apareceu o marco miliário da milha I dedicada ao Imperador Tibério, confirmando indicações de que a via XVII percorria as atuais Cangosta da Palha, Avenida Central, Rua de S. Vitor, R ua Padre Manuel Alaio e Largo do Orfeão. A partir daqui, a Via XVII, acompanhava a margem direita do rio Este, pela antiga entrada paralela à EN 103, rumo à serra do Carvalho, possibilitando a quem a percorre o contato com uma paisagem marcada por manchas florestais, campos de cultivo e casas rústicas. Dirigindo-se para Aquae Flavie (Chaves), direcionava-se para o Parque de Montesinho onde entrava na província de Zamora, avançando posteriormente para Asturica Agusta (Astorga).

Trata-se de uma iniciativa dos Grupos disciplinares de História e de Educação Física, aberta a toda a comunidade educativa até um máximo de 110 participantes, decorrendo as inscrições até ao próximo dia 4 de Maio.

A concentração dos participantes decorrerá entre as 8:30 e as 9.00 horas, na ESCA, deslocando-se em seguida os participantes de autocarro para S. Pedro d’Este onde, pelas 9:30 horas, será iniciada a caminhada. O regresso far-se-á cerca das 12.30 horas de autocarro.

03-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário