Braga 2012 apresenta Observatório de Juventude



Braga 2012: Capital Europeia da Juventude apresentou hoje à imprensa o “Observatório de Juventude de Braga 2012 CEJ”, um projeto que tem por objetivo compreender melhor os jovens do concelho, ao nível das qualificações, experiências e ambições. Com este conhecimento é possível perceber a mais-valia destes jovens e definir estratégias para dar resposta às suas necessidades e espectativas.

A conferência de imprensa contou com a presença de Hugo Pires (Presidente da Fundação Bracara Augusta/Braga2012), Hélder Castro (Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho) e Eduardo Jorge Duque (Pastoral Universitária).

Hugo Pires iniciou a conferência salientando que a Capital Europeia da Juventude não é uma organização de festas, é muito mais do que isso. Um dos principais objetivos é dotar os jovens de competências que os preparem para o mercado de trabalho e fazendo também com que eles participem ativamente no movimento associativo.

Os eventos culturais e desportivos promovidos por Braga 2012 fazem parte de um vasto programa que visa a capacitação dos jovens. De facto, um dos eixos importantes e com maior relevo no Programa Oficial relaciona-se com a área do emprego. Para isso, Braga 2012 conta com o apoio da Associação Académica da Universidade do Minho, um dos parceiros no Observatório da Juventude, para promover momentos de qualificação dos jovens em áreas tão importantes e atuais como o empreendedorismo ou a liderança.

Braga 2012 pretende reter talento, fixar jovens, apostar no conhecimento e, nesta área do emprego, conhecer e acompanhar a problemática para encontrar soluções. É com este objetivo de recentrar o posicionamento da Capital Europeia da Juventude que é lançado o Observatório da Juventude Braga CEJ 2012, um projeto de Braga 2012 que conta com a parceria da Associação Académica da Universidade do Minho e que estará sob a coordenação de Eduardo Duque, sociólogo e conhecedor da problemática do emprego jovem.

Na sua intervenção, Eduardo Duque salientou que existem vários estudos sobre a empregabilidade e outros aspetos da vida dos jovens, mas não existe uma triangulação dos dados. A informação divulgada é, assim, incompleta e apresenta apenas uma realidade.

O Observatório da Juventude surge, assim, da necessidade de um levantamento rigoroso de dados socioculturais e socioeconómicos com base demográfica e com indicadores educativos e de empregabilidade. Na base deste estudo estão os dados que vão ser fornecidos por vários parceiros, entre os quais as Universidades da região, o Instituto Português da Juventude, o Instituto do Emprego e Formação Profissional ou o Instituto Nacional de Estatística.

O levantamento e interpretação destes dados é uma necessidade real para a definição de políticas de desenvolvimento juvenil. Hélder Castro refere isto mesmo, explicando que números há muitos, mas justificação para os mesmos há muito poucas e este será o principal contributo do Observatório da Juventude: disponibilizar os dados, mas com uma contextualização e apontando caminhos.

Este Observatório pretende, assim, promover a empregabilidade dos jovens através da sistematização e análise de toda a informação que direta ou indiretamente tenha ligação com os diferentes percursos educativos dos jovens bracarenses.

Este processo deve materializar-se na constituição de uma base de informação, credível e actualizável, que permitirá a elaboração de séries de dados recorrentes e úteis para a identificação de estratégias e resposta imediatas em políticas de juventude e empregabilidade.

A concretização deste Observatório Juvenil é uma das medidas que visam dar resposta às prioridades de Braga 2012: a necessidade de encontrar respostas imediatas para a empregabilidade dos jovens, especialmente através de iniciativas empreendedoras e da promoção de uma cultura de inovação. A criação de estratégias de suporte à capacitação dos jovens e às organizações juvenis, tendo em contas os novos desafios globais, é outro dos objetivos principais da Capital Europeia da Juventude.

Este projeto faz parte de um conjunto de atividades relacionadas com o Emprego e o Empreendedorismo organizadas por Braga 2012 (ver anexo). Aliás, este é um dos eixos principais de toda a Capital Europeia da Juventude: dar oportunidades de futuro aos mais jovens e prepará-los para o mercado de trabalho.

INICIATIVAS DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO PROMOVIDAS POR BRAGA 2012:
- Empreendedorismo Para Jovens Desempregados: Braga 2012: Capital Europeia da Juventude convidou todos os jovens da região a participarem no curso de empreendedorismo para jovens desempregados. O curso decorre até 25 de maio, nas instalações de Braga Digital.

- Concurso de Ideias: Destinado às turmas do 3.º ciclo e ensino secundário, este concurso incentivou os alunos bracarenses a apresentarem as suas ideias de produto, serviço ou negócio. As equipas com os melhores projetos participam no evento final, marcado para 9 de Junho.

- Empreendedorismo para as Indústrias Criativas e do Design: Marcado para novembro de 2012, esta atividade visa incentivar o desenvolvimento de projetos (comuns ou individuais) potenciadores da criatividade.

- Empreendedorismo para Associações Juvenis: No sentido de se promover um maior dinamismo e participação associativa, propomos a organização de uma ação de promoção do empreendedorismo associativo, a realizar, como ação de formação, junto das associações locais, durante o mês de Novembro.

- Empreendedorismo Intergeracional: Este evento consiste na realização de encontros informais que têm como grande objetivo selecionar histórias de vida que espelhem as características da região e que evidenciem os costumes e percursos do município. O projeto inclui a edição de livros com 10 histórias de vida e será realizado em Dezembro 2012.

- O Nosso Jardim: Neste projeto convidamos as turmas do 3º ciclo básico a construírem diversos elementos de decoração de um jardim, recorrendo à utilização de material reciclável. No final, todos os envolvidos irão expor e vender os seus trabalhos na Feira Mensal habitualmente realizada na Casa dos Coimbras, durante o mês de junho. Os lucros irão reverter a favor de instituições de solidariedade social.

- Youth At Nano Perspective tem como objetivo promover a colaboração e intercâmbio no domínio da investigação e da ciência, permitindo ainda incrementar a divulgação da atividade do Laboratório Internacional De Nanotecnologia junto da sociedade. Iremos estabelecer uma forte parceria com o INL e a promoção em todos os níveis das suas valências. Serão realizados workshops e um seminário, bem como visitas de estudo a este instituto ibérico sediado em Braga.

- Gabinete do Empreendedor: É um gabinete, promovido em coordenação com a Associação Académica da Universidade do Minho, associações comerciais e industriais, de promoção do empreendedorismo juvenil. Possibilita, entre outros, ações de formação relacionadas com o empreendedorismo e a ligação ao meio empresarial, apoiando ainda o encaminhamento de projetos viáveis. Nesta parceria, destacam-se as iniciativas Connecting the Dots (workshops sobre a temática do empreendedorismo a decorrer ao longo do ano), a Feira Internacional de Emprego e Empreendedorismo, a realizar em novembro, Lifoff Challenges You, a decorrer de 17 de maio a 1 de julho, e Liftoff Working Ideas, que se realiza de 15 junho a 1 de julho. Estas duas últimas atividades visam incentivar/impulsionar a conceção e desenvolvimento de ideias de negócio.

- Encaixa-te é um projeto que visa a instalação de jovens empreendedores no centro histórico de Braga (novas empresas ou lançamento de start-ups). A entrega de candidaturas decorre de 8 de maio a 8 de junho. Os vencedores deste concurso ficam isentos de pagar o arrendamento do imóvel durante seis meses, ficando igualmente isentos do pagamento das taxas referentes à licença de construção. Braga 2012 tem como parceiro neste projeto o Liftoff, Gabinete do empreendedor da AAUM.

- O projeto GeNeRation é outra das apostas de Braga 2012. Trata-se de requalificação de um antigo quartel da GNR em Braga, obra que não estava prevista inicialmente e que representa um esforço conjunto entre a Fundação Bracara Augusta e a Câmara Municipal de Braga para dar mais possibilidades aos jovens bracarenses no âmbito do empreendedorismo.

O GeNeRation pretende ser a marca que Braga 2012 irá deixar à cidade e que pretende centralizar todas as linhas de ação e objetivos programáticos da Capital Europeia da Juventude. Referir que as obras já arrancaram e que em breve este espaço será uma realidade e uma herança de valor para a cidade.

- So You Think You Can Pitch, um evento já bem conhecido, é apoiado por Braga 2012 desde o início, o que revela a aposta firme na temática do empreendedorismo, inovação e emprego. Este é um evento de networking que, num registo hiper cool, trendy e bem-disposto coloca empresários e investidores perante uma montra de talentos e ideias. As inscrições só terminam a 6 de maio, mas já se ultrapassou a marca de mil inscrições. A grande final está agendada para o dia 31 de maio, no hotel Meliá, em Braga.

Fora do projeto Braga 2012, mas inserido na estratégia das industrias criativas, o município de Braga desenvolveu o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana que já em vigor que tem um papel indutor e de atração de industrias criativas para as áreas de reabilitação urbana, em particular do centro histórico.

01-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário