Mosteiro de Tibães aposta forte na promoção turística

O Mosteiro de São Martinho de Tibães e a Direcção Regional de Cultura do Norte vão apostar forte na promoção turística neste próximo ano, pretendendo que aquele espaço readquira a importância que já teve no passado enquanto centro cultural, económico e religioso, agora como pólo de atracção turística e cultural do Norte do país.


Num ano em que o Minho recebe dois importantes eventos internacionais, a Capital Europeia de Juventude em Braga e a Capital Europeia da Cultura em Guimarães, o Mosteiro de Tibães considera esta oportunidade como “um excelente meio para captar novos públicos, nomeadamente os muitos estrangeiros que são esperados na região”, revela fonte daquela instituição.

Neste contexto, está já preparada uma ampla acção de divulgação direccionada para Braga e Guimarães junto dos equipamentos hoteleiros e de restauração e dos postos de turismo, que terá início no próximo mês.

Projecto financiado pelo ON2

Esta acção enquadra-se num projecto mais global que integra o Convento de Vilar de Frades, e m Barcelos, e o Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, denominado ‘Rota dos Mosteiros em espaço rural no Entre o Douro e Minho’, financiado pelo Programa Regional Operacional do Norte (ON2).
Este ano, o Mosteiro de Tibães irá também empenhar-se no desenvolvimento de projectos de colaboração com artistas e criadores, organismos com actividade no sector cultural e empresas, de forma a aumentar a utilização de um espaço único, de um elevado valor patrimonial, com capacidade de acolhimento para os mais variados tipos de eventos.

Um dos aspectos a salientar no programa de actividades para este ano é a comemoração dos 25 anos da compra do Mosteiro pelo Estado. Está prevista a realização de uma exposição fotográfica alusiva ao tema, uma série de debates sobre o processo de recuperação do Mosteiro e ainda um ainda conjunto de visitas orientadas por especialistas que colaboraram no projecto.
No ano de 2011 visitaram o Mosteiro 66 578 pessoas e foram 31674 os visitantes que participaram em visitas e actividades desenvolvidos pela equipa do Mosteiro.

27-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário