Freguesias recebem 239 mil euros para obras

A Câmara de Braga aprovou, na última reunião de 2011, a transferência de quase 239 mil euros para a realização de obras em várias freguesias.
A Junta de Freguesia de Semelhe receberá 129 433 euros para a construção da ligação entre os caminhos municipais 563 e 564, obra prevista no plano de actividades deste ano.
Para a beneficiação da Calçada do Sobreiro, a Junta de Freguesia de Esporões viu a vereação aprovar a transferência de 46 336 euros.



A beneficiação da Rua das Japoneiras, em Palmeira, foi contemplada com 11 231 euros, enquanto que, para a repavimentação da Rua da Presa, a Junta de Adaúfe receberá da Câmara 39 515 euros.
Ainda mesma reunião, a vereação aprovou a transferência de 3 275, 1 685 e 4 555 euros para a instalação de condutas de águas pluviais nas freguesias Pedralva, Santa Lucrécia de Algeriz e Vilaça.

A Junta de Freguesia de Cabreiros viu aprovada a transferência de 3 869 euros para a obras no cemitério local.
Neste pacote de apoio às juntas de freguesia, a autarquia de Este S. Pedro receberá 420 euros para custear despesas com a desobstrução de vias de comunicação afectadas pelo temporal do dia 28 de Outubro.

Apesar de ter votado favoravelmente a concessão deste conjunto de apoios, o líder da oposição na Câmara de Braga, Ricardo Rio, considera que “o volume de obras delegadas nas juntas de freguesia em 2011 ficou muito aquém do previsto”.
O vereador do PSD antevê que, em Abril de 2012, quando se discutir o relatório de actividades camarário do corrente ano, será confirmada “a taxa reduzida de execução&rdq uo; do mesmo.
No que respeita à delegação de obras nas freguesias, Ricardo Rio antevê já um “incumprimento das promessas” apresentadas pela maioria socialista que governa a Câmara.

Junta de Palmeira com prudência face aos cortes orçamentais

Uma das”principais preocupações” do executivo da Junta de Palmeira para 2012 “centra-se na manutenção e melhoria da rede viária da freguesia”, pelo que o plano de actividades recentemente aprovado em Assembleia de Freguesia inclui várias intervenções, nomeadamente na Rua da Linha Férrea, Travessa da Eira, Largo da Capela de Santo Estevão, Largo do Salgueiral e Rua das Cobrasseiras - adiantou o presidente daquela autarquia, João Russell.

Uma “obra de referência” a concretizar no próximo ano “é a construção da Zona de Lazer da Rua dos Restauradores”, acrescentou o autarca, sublinhando que “trata-se de uma infra-estrutura de importância capital para os moradores desta freguesia, além de que prevemos também criar um parque infantil no Lugar da Ortigueira”.
João Russell frisou que “o orçamento sofreu alguns cortes, nomeadamente ao nível das transferências do Orçamento de Estado bem como do município de Braga”.

De qualquer modo, o autarca sublinhou que é um orçamento “elaborado com o máximo rigor possível, tendo sido inscritas nas receitas as verbas para as quais existem indicadores quanto ao montante global a arrecadar e, quanto aos valores das restantes estimativas, são considerados prudentes e aconselháveis na actual conjuntura”.

26-12-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário