A obra pretende afirmar o impacto crescente que esta tecnologia tem tido, não só na indústria automóvel mas também na sociedade em geral, explicam os autores Jorge Martins e Francisco Brito, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho.

Ao longo de 12 capítulos profusamente ilustrados são apresentados os progressos feitos ao nível dos carros comerciais, utilitários, de competição, super-desportivos e protótipos, entre outros.
É dado um destaque especial à mobilidade eléctrica em Portugal, que se justifica face às iniciativas pioneiras que têm surgido no país, como o programa MOBI-e, e aos veículos e sistemas em desenvolvimento nas empresas e nos centros de investigação nacionais.
Alguns destes projectos envolvem os próprios autores do livro, os quais também possuem uma base de dados a rondar um milhar de modelos eléctricos diferentes.
Sustentabilidade ambiental e super prestações
“Nesta obra apresentamos os veículos eléctricos desde a sua génese até à actualidade e que nesta fase têm ganho um novo fôlego, os grandes construtores já começam a lançar modelos eléctricos de grande difusão”, refere Jorge Mar tins.
“Por outro lado, os leitores que se preocupam com a sustentabilidade ambiental poderão reforçar os seus argumentos em favor da mobilidade eléctrica, mas os fãs da velocidade vão também poder deliciar-se com os muitos modelos que, apresentando prestações elevadíssimas, não gastam sequer uma gota de gasolina”, realça.
‘Carros Elétrico’ de 200 páginas destina-se ao público em geral, sobretudo aos amantes dos automóveis não convencionais e da sua tecnologia.
Esta edição da Publindústria e da Escola de Engenharia da Universidade do Minho vai estar à venda nas principais livrarias e também online, sendo possível consultá-la em www.engebook.com/2/7707/Carros-Electricos.
Quem são os autores
Jorge Martins é doutorado em Engenharia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra, e professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, onde coordena o Laboratório de Motores Térmicos e Termodinâmica Aplicada. Lidera um projeto MIT-Portugal de Desenvolvimento de Veículos Elétricos.
Francisco Brito é doutorado em Engenharia Mecânica e investigador de pós-doutoramento no Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) da Universidade do Minho. Coordena o projeto ‘Análise e Desenvolvimento de Sistemas Integrados para Veículos Elétricos - MOBI-MPP’ do programa MIT-Portugal’.
É dado um destaque especial à mobilidade eléctrica em Portugal, que se justifica face às iniciativas pioneiras que têm surgido no país, como o programa MOBI-e, e aos veículos e sistemas em desenvolvimento nas empresas e nos centros de investigação nacionais.
Alguns destes projectos envolvem os próprios autores do livro, os quais também possuem uma base de dados a rondar um milhar de modelos eléctricos diferentes.
Sustentabilidade ambiental e super prestações
“Nesta obra apresentamos os veículos eléctricos desde a sua génese até à actualidade e que nesta fase têm ganho um novo fôlego, os grandes construtores já começam a lançar modelos eléctricos de grande difusão”, refere Jorge Mar tins.
“Por outro lado, os leitores que se preocupam com a sustentabilidade ambiental poderão reforçar os seus argumentos em favor da mobilidade eléctrica, mas os fãs da velocidade vão também poder deliciar-se com os muitos modelos que, apresentando prestações elevadíssimas, não gastam sequer uma gota de gasolina”, realça.
‘Carros Elétrico’ de 200 páginas destina-se ao público em geral, sobretudo aos amantes dos automóveis não convencionais e da sua tecnologia.
Esta edição da Publindústria e da Escola de Engenharia da Universidade do Minho vai estar à venda nas principais livrarias e também online, sendo possível consultá-la em www.engebook.com/2/7707/Carros-Electricos.
Quem são os autores
Jorge Martins é doutorado em Engenharia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra, e professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, onde coordena o Laboratório de Motores Térmicos e Termodinâmica Aplicada. Lidera um projeto MIT-Portugal de Desenvolvimento de Veículos Elétricos.
Francisco Brito é doutorado em Engenharia Mecânica e investigador de pós-doutoramento no Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) da Universidade do Minho. Coordena o projeto ‘Análise e Desenvolvimento de Sistemas Integrados para Veículos Elétricos - MOBI-MPP’ do programa MIT-Portugal’.
25-12-2011 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário