Voluntariado de proximidade alarga-se a todo o concelho

Os responsáveis do Banco de Voluntariado de Braga pretendem alargar a todas as freguesias do concelho o projecto ‘Voluntariado de Proximidade’, iniciado há quatro anos, em Ferreiros. O projecto, concebido pelo Centro Social e Paroquial de Ferreiros para o acompanhamento domiciliário de idosos sem recta familiar, foi apresentado ontem na ‘Volta do Voluntariado’, iniciativa que decorre no Parque de Exposições de Braga.


Amélia Pereira, responsável do Banco de Voluntariado, destacou ao ‘Correio do Minho’ as potencialidades do ‘Voluntariado de Proximidade’ como complemento ao serviço prestado pelas instituições de solidariedade social.
O acompanhamento de idosos em isolamento envolve já mais de duas dezenas de voluntários.
Nogueiró, Aveleda, S. Vicente, Palmeira e Sequeira são outras localidades onde esta forma de apoio solidário já está a ser testado.

Amélia Pereira destaca que o Banco Local de Voluntariado surgiu da constatação de que existem muitos idosos no concelho de Braga em situação de isolamento.
“O fazer companhia, o ir ler um jornal não se enquadra muito nas valências sociais das instituições, nomeadamente no serviço de apoio domiciliário”, considera aquela técnica social.

O grupo de voluntários que está a ser enquadrado na freguesia de Sequeira são funcionários de uma empresa instalada na freguesia, que dispensa algum tempo de trabalho para o acompanhamento de idosos.
O voluntariado empresarial é, aliás, tema em debate esta tarde na ‘Volta do Voluntariado’, num seminário que conta com a participação da presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Elza Chambel.

Cultura com trabalho voluntário

A actuação de grupos de várias instituições sociais do distrito chamou muita gente ao auditório do Parque de Exposições de Braga.
O grupo de cavaquinhos e violas da Associação dos Defensores dos Interesses de Rossas, Vieira do Minho abriu o programa cultural do penúltimo dia da ‘Volta do Voluntariado’.

Pelo palco do grande auditório do PEB passou uma representação do concelho de Esposende constituída pelo Coro dos Pequenos Cantores, Academia de Bailado, Associação Esposende Solidário o Centro de Estudos Às de Saber.
A Banda do Galo representou o concelho de Barcelos nas actividades culturais da ‘Volta do Voluntariado.

De Terras de Bouro veio um grupo de concertinas e de Vila Verde o Projecto Giro com um espectáculo de Capoeira.
Hoje, último dia da ‘Volta’, o grupo de bombos do Centro D. João Novais e Sousa, o ‘Mimos’ do Agrupamento de Escolas André Soares, a Tuna Académica da Universidade do Minho e o rancho folclórico da APPACDM revelam também de como com trabalho voluntariado se faz cultura no concelho de Braga.

03-10-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário