Menção honrosa para a rádio Antena Minho

A reportagem ‘Esquizofrenia - a vida para além da doença’ da autoria da jornalista Sónia Sousa e com sonoplastia de Manuel Pinto, da rádio Antena Minho, foi distinguida com uma menção honrosa na 3.ª Edição do Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental. O prémio foi entregue ontem de manhã, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

Sónia Sousa - Antena Minho

Com o objectivo de premiar trabalhos jornalísticos que contribuam para um maior conhecimento social das doenças mentais e diminuam o estigma associado, o 3.º Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental é uma iniciativa anual da Fundação AstraZeneca, Casa da Imprensa e da Associação ENCONTRAR+SE.

A reportagem de Sónia Sousa foi emitida na rádio Antena Minho a 1 de Dezembro do ano passado e reproduzida no jornal ‘Correio do Minho’ no dia 4 de Dezembro, órgãos de comunicação que pertencem ao Grupo Arcada Nova, SA.

Sónia Sousa confessa que este prémio “tem um sabor especial” devido ao tema da reportagem, a esquizofrenia, e ao contributo que este trabalho jornalístico dá para desmistificar a doença.
“O estigma da doença mental ainda está muito enraizado nas pessoas em geral. Este foi o meu contributo para ajudar à sua desmistificação”, realçou a jornalista da rádio Antena Minho.

A doença é contada na primeira pessoa por Virgílio, que assim que tomou consciência de que tinha diagnóstico de esquizofrenia queria “apenas ter uma vida banal”.
A jornalista dedica o prémio precisamente ao protagonista da história, Virgílio, e também “a todas as rádios locais, que embora com menos meios acabam por conseguir mostrar o valor que os seus profissionais têm”.
“Estou muito feliz, porque é o reconhecimento do nosso trabalho”, sublinha Sónia Sousa.

RTP e TVI também foram distinguidas

Foi a jornalista da RTP, Isabel Pereira dos Santos que ganhou a 3.ª Edição do Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental, com a reportagem ‘Mentes Inquietas’.
No trabalho vencedor, Isabel Pereira dos Santos retrata o estado da Saúde Mental em Portugal. Uma reportagem que retrata a história de famílias, em que pais de 80 anos têm de assegurar, de novo, a sobrevivência dos filhos com 40 ou 50, com perturbação psiquiátrica e sem autonomia.

Além da reportagem da Antena Minho, foi também atribuída outra menção honrosa ao trabalho ‘Às vezes sou eu’ da autoria de Ana Leal da TVI, que fala acerca das pessoas com Alzheimer. São cerca de 150 mil as pessoas com demência em Portugal, 90 mil das quais com Alzheimer. A maioria vive sem apoios do Estado.

11-10-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário