Feira franca de Tadim superou edições anteriores

A organização de um concurso equino — a novidade na edição de este ano— revelou-se uma aposta certeira da Junta de Freguesia de Tadim, que ontem promoveu mais uma feira franca.
Além de mais animais, o concurso equino levou também muito mais público até ao recinto onde decorreu a feira franca, uma tradição com mais de meio século que se mantém viva nesta freguesia.



José M. Cunha, presidente da junta de Tadim, mostrou-se satisfeito com o sucesso do evento. Em declarações ao ‘Correio do Minho’ realçou que a ideia de introduzir os equinos nos concursos de gado surgiu da constatação de que há cada vez menos pessoas a criar a gado. “De facto, os cavalos movimentam muita gente. Isso ficou aqui bem patente, pois parece-me que estão a participar mais cavalos do que bovinos”, realçou.

Reafirmando a vontade da junta em continuar a manter viva esta feira franca, o autarca realçou que este evento integra o cartaz das festas em honra do padroeiro de Tadim, São Bartolomeu, que animaram a freguesia neste fim-de-semana.


Um dos momentos altos da Feira Franca de Tadim é a bênção dos animais, ministrada pelo pároco, sempre no final da missa solene da festa. Ontem, para proceder à bênção, o padre teve de esperar alguns minutos, pois duas vacas resolveram fugir da feira. Foram capturadas cerca de meia hora depois.

Peripécias que vão ficar na memória

Naquela que foi uma das mais animadas edições da Feira Franca de Tadim houve episódios que vão certamente ficar na me-mória de quem por lá andou. Muitos não esquecerão o momento em que duas vacas fugiram do local da concentração, ‘obrigando’ a atrasar a tradicional bênção dos animais.
As duas vacas da raça galega/minhota fugiram para uma zona de silvado, mas acabaram por correr em direcção à estação de comboios de Tadim.


Dezenas de homens, a pé e a cavalo, tentaram capturar os animais, perante o olhar atento, e até um pouco aflito, das centenas de pessoas que se aglomeravam no local da feira. Houve quem temesse que os animais estragassem os carros estacionados nas redondezas. Os animais foram capturados longe do olhar do público, tendo regressado cerca de vinte minutos depois ao recinto da feira franca. As vacas foram trazidas por alguns homens que se mantiveram atentos aos animais, não fossem eles tentar fugir novamente!

Cavaleiros divulgam II Evento Equestre de Arnoso Santa Maria

Ao lado de ‘Baco’, o seu cavalo puro sangue lusitano, Carlos Carvalho aproveitou a Feira Franca de Tadim para divulgar o II Evento Equestre de Arnoso Santa Maria e também para angariar verbas para a organziação do evento que vai decorrer a 15 e 16 de Outubro.
“Aproveitamos esta vinda aqui para participar nesta feira franca, mas também para divulgar o nosso evento”, explicou Carlos Carvalho ao ‘CM’, de Arnoso Santa Maria, concelho de V. N. de Famalicão.


O programa contempla, no sábado uma corrida de cavalos amadores. No final há uma concentração de concertinas e treinos para a gincana do dia seguinte. Ainda neste primeiro dia, a organização vai ter um porco no espeto para ser saboreado por todos aqueles que se apresentarem na localidade a cavalo.
No domingo, há bênção dos animais, a que se segue um passeio a cavalo, por volta das 9 horas. A tarde é preenchida com a gincana.

Carlos Carvalho realça que a organização é de um grupo de amigos que pretende, no futuro, organizar-se numa associação para dar mais projecção ao evento.
Para angariar verbas que permitam a realização do evento, os organizadores vão realizar um sorteio (no dia 16 de Outubro). Os prémios — um potro, um galo e uma garrafa de whisky— serão sorteados através de rifas. E foi precisamente algumas dessas rifas que Carlos Carvalho e Pedro Pereira (outro elemento da organização), aproveitaram ontem para vender em Tadim.


A par deste evento, Carlos Carvalho tem em mãos outro projecto, mas pessoal. Trata-se da sua coudelaria, que começa a dar os primeiros passos, mas que promete fazer sucesso. Ontem, o seu cavalo, ‘Baco’, um legítimo puro sangue lusitano, destacava-se pelo porte e pela beleza entre os equinos presentes no evento.

29-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário