Como estava previsto, o Novo Hospital de Braga começou ontem a funcionar com o arranque da Consulta Externa. Tal como prometido pela Estradas de Portugal (EP), abriu também ontem o novo acesso rodoviário à unidade hospitalar.
Com o apoio de agentes da Polícia Municipal de Braga, o trânsito em direcção ao Hospital segue pela nova via de acesso, facto que mereceu uma mensagem de congratulação da EP, entidade responsável pelo investimento.
A EP garante, numa nota enviada à imprensa, que os acessos rodoviários estão a funcionar “em boas condições de segurança e fluidez”.
“A construção dos acessos tem decorrido de forma muito satisfatória, em respeito pelos exigentes prazos e em cumprimento dos valores estabelecidos em contrato, o qual recebeu recentemente visto por parte do Tribunal de Contas, dando provimento ao recurso oportunamente apresentado pela EP”, lê-se no comunicado.
Até ao final do mês, a construção do acesso fica totalmente concluída.
Já o escoamento do trânsito desde o novo hospital faz-se pelo Bairro da Alegria e Quinta da Armada, como estava previsto.
Hospital em mudanças...
Relativamente aos serviços hospitalares, também até ao final do mês serão transferidos os Internamentos, a Maternidade, os Blocos Operatórios, as Urgências e todos os restantes serviços.
Após a transferência da Farmácia, nos últimos dias de Abril, coube aos doentes da Consulta Externa estrear as novas instalações do Hospital de Braga.
Pelos 60 novos gabinetes de consultas passaram ontem cerca de 1500 doentes, o número médio habitual.
Neste primeiro dia, também os exames começaram a funcionar nas novas instalações do hospital —incluindo, entre outros, a Patologia Clínica (Central de Colheitas) e a Imagiologia.
Ao longo dos próximos dias, será realizada a transferência dos serviços de Psiquiatria (internamento e consultas), dos Hospitais de Dia, e do internamento dos restantes serviços.
Os exames, consultas e internamento de Gastrenterologia e Pneumologia serão transferidos no sábado, 14 de Maio, assim como as Unidades de Cuidados Intensivos.
No mesmo dia, o novo hospital deverá acolher (previsivelmente) o nascimento do primeiro bebé, com a entrada em funcionamento do internamento de Obstetrícia e da Urgência (geral, pediátrica e obstétrica).
A actividade programada do Bloco Operatório iniciar-se-á no dia 16 de Maio, segunda-feira.
Novo acesso corresponde à 1.ª fase da variante à en 103
A abertura do novo acesso ao hospital coloca um ponto final num processo que muita tinta fez correr. Foi em Maio do ano passado que a Estradas de Portugal foi incumbida de concluir o projecto e lançar esta empreitada de modo a garantir a sua execução dentro do prazo previsto para a abertura do novo Hospital.
Esta empreitada teve por objecto a construção da 1.ª Fase da Variante à EN 103 em Gualtar, de modo a possibilitar o acesso ao novo Hospital de Braga a partir da circular existente. Esta 1.ª fase da Variante inicia-se na Circular de Braga, numa ligação designada por ‘Nó do Feira Nova’, terminando após o ‘Nó do Hospital’. Estes Nós são articulados entre si por um trecho de plena via, complementado pela ligação Nascente ao Hospital.
10-05-11 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário