Romagem é tradição viva em S. Vicente

A tradição é antiga e, pelo que se viu ao longo deste fim-de-semana não dá sinais de esmorecer. Durante as festividades em honra do Mártir São Vicente a romagem de crianças à igreja paroquial é uma constante. Ao santo é pedida protecção para os mais pequenos contra a doença da varíola.


Sábado e ontem, durante todo o dia, a romagem de crianças à igreja de São Vicente foi uma constante. Levados pelos pais ou pelos avós, os mais pequenos repetem o ritual de depositar uma vela junto da imagem do Mártir, o centro de todas as atenções durante estas festividades marcadamente religiosas.

Ontem à tarde, chegaram mesmo a formar-se filas para entrar no templo e mostrar a devoção ao Mártir. E não são apenas os vicentinos que mantém viva a tradição, pois encontramos pessoas de muitas freguesias bracarenses que também têm devoção por este santo.

Rosa Freitas pediu protecção para a neta Beatriz.

Desde que é avó, Rosa Freitas não deixa passar uma oportunidade para levar a neta Beatriz Vieira da Silva às festividades em honra do Mártir São Vicente. “Já trazia cá as minhas filhas, mas elas agora estão crescidas (uma tem 29 e a outra 30 anos), por isso trago a minha netinha”, contou ao ‘Correio do Minho’.
Além de colocar uma vela ao Mártir para pedir a protecção da neta de seis anos de idade, Rosa Freitas colocou também uma vela por cada elemento da família, porque acredita na protecção do santo, “não só contra a varíola, como contra as outras doenças”.

Ilda Fraga levou os filhos Lara e Pedro.

Moradora em Real, Ilda Fraga também levou ontem os filhos Lara, de nove anos, e Pedro, de três, à igreja de S. Vicente. “Isto é uma tradição. Lembro-me que quando vim morar para Braga, tinha uns dez anos, os meus pais também me começaram a trazer cá à festa, por isso trago também os meus filhos para que fiquem protegidos”.

Rogério Silva com o neto Tiago

Rogério Silva, de Adaúfe, levou ontem o neto Tiago, de 19 meses, em romagem à igreja de S.Vicente: “É uma tradição vir com as crianças a esta festa. Como o dia está bonito, aproveitamos para vir com o Tiago”.
24-01-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário