
As festas populares em honra de S. Miguel, na freguesia de Frossos, foram organizadas este ano por uma comissão de 15 mulheres. Face à indisponibilidade da comissão nomeada o ano passado, um grupo de mulheres decidiu quebrar com a tradição e provar que também sabem organizar o programa religioso e profano em honra do padroeiro da terra.
Luísa Pinto, a presidente da comissão de festas, adiantou ao ‘Correio do Minho’ que os festejos começaram a ser preparados em Março, depois de confirmada a indisponibilidade da comissão nomeada, formada por homens.
Habituadas apenas a apoiar os maridos e companheiros nomeados para as comissões de festas, as mulheres decidiram assumir a organização dos festejos, impedindo a interrupção dos mesmos. À semelhança das boas regras a que estão habituadas na gestão do orçamento familiar, em que “só se gasta aquilo que se tem”, a comissão de 15 mulheres organizou peditórios e dois bazares de ofertas para recolher fundos para a montagem das festividades populares, contando também com o precioso apoio de empresas sediadas em Frossos.
Mulheres garantem continuidade
O programa das festas 2012 foi semelhante ao de anos anteriores, com destaque para as duas noites de arraial popular, na sexta-feira e no sábado, e para a procissão em honra de S. Miguel, na tarde do passado domingo, dia em que decorreram os principais actos religiosos. No próximo ano, as festas em honra de S. Miguel poderão ser novamente organizadas pelas mulheres de Frossos. Tal como aconteceu este ano, “a força dos homens” não será, no entanto, dispensada no futuro para o apoio de rectaguarda às decisões femininas e para alguns trabalhos de maior dureza física a que os festejos populares sempre obrigam.
2012-10-02 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário