Uma aventura na praia de Apúlia



A colónia de férias das crianças da freguesia de S. Vicente começou apenas esta segunda-feira, mas ontem de manhã os pequenos já diziam “maravilhas” da experiência que estavam a viver, prometendo repetir para o ano.

A Junta de Freguesia de S. Vicente lançou, mais uma vez, o desafio e os mais novos aceitaram passar dez dias na praia de Apúlia, em Esposende. Até ao próximo dia 29, 23 crianças estão a viver “uma verdadeira aventura na praia” como algumas fizeram questão de referir.
O presidente da junta de freguesia, Jorge Pires, que comanda os destinos da terra desde as últimas autárquicas, continuou com a colónia de férias, que já se realizava.

“As inscrições foram abertas a todas as crianças da freguesia e não só às que pertencem a famílias carenciadas”, informou o autarca, explicando que não se quer “criar estigmas e preconceitos, até porque a maior parte das famílias de hoje têm dificuldades económicas, por isso, não se fazem distinções”.

“Maior motivação”

Os mais pequenos, entre os seis e os 12 anos, receberam ontem a visita do autarca e a recepção não podia ser melhor. “A forma como as crianças nos recebem é a minha maior motivação para ser presidente de junta”, confidenciou Jorge Pires, mostrando-se visivelmente emocionado com os “abraços, beijos e, claro, muitos sorrisos” recebidos das nove meninas e 14 rapazes que este ano participam na colónia de férias da Segurança Social.


“Há crianças que estão tão felizes e nada paga isso”, atirou o presidente, admitindo que se não fosse esta colónia “muitas crianças não vinham sequer à praia”
Enquanto houver disponibilidade financeira, a autarquia de S. Vicente, garantiu o presidente, vai manter esta iniciativa.

No regresso a casa, na próxima semana, o autarca vai tentar, tal como ano passado, que os mais novos visitem o Estádio Municipal de Braga. “Eles ano passado adoraram e nada melhor para começarem de pequenos a gostar do clube da terra”, disse.

Experiência para repetir sempre

As horas de acordar e de deitar são sempre complicadas. Mas as 23 crianças de S. Vicente, que participam este ano na colónia de férias na Apúlia, em Esposende, sabem que há regras a cumprir. Só assim é possível passar tantos dias “em paz” junto ao mar na companhia dos amigos. E as crianças e jovens, que ainda agora chegaram à colónia da Segurança Social já sabem que vão trazer na bagagem de regresso a casa muitos amigos, algumas histórias e uma mão cheia de “bons motivos” para participar no próximo ano.


Ao passar 24 horas por dia juntos depressa se ganham laços de proximidade e de afinidade mui- to fortes e, só por isso, “é sempre uma experiência única” para todos, quer para os mais novos, quer para os monitores.

Desempregados, José Pereira e Sónia Pinto aceitaram o desafio da Junta de Freguesia de S. Vicente e são os monitores da colónia de férias dos mais novos.

José Pereira está mais habituado “às traquinices” dos miúdos, já que participa como monitor há seis anos. “Estou sempre a brincar com eles e assim se conquista a confiança e o respeito dos mais novos. O mais difícil é mesmo estar sempre com atenção a tudo o que fazem”, revelou o monitor.

Já Sónia Pinto está a viver esta experiência pela primeira vez. “Tirei o curso de técnica de acção educativa e estive, no último ano, a trabalhar na escola Quinta da Veiga com crianças entre os três e os seis anos. Correu muito bem e agora surgiu esta oportunidade”, referiu a monitora, sublinhando que está a ser “uma experiência muito bonita”. E explicou: “não há nada melhor do que receber beijos e abraços de todas as crianças. Não há nada melhor que no final do dia recebermos um sorriso de todos, é muito gratificante”. Para o ano, Sónia Pinto espera repetir a experiência.

22-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário