

No final de um dia preenchido com a apresentação e discussão de propostas, foram seleccionadas as cinco escolas que vão representar o distrito de Braga na final do Parlamento dos Jovens que se realiza em Maio, na Assembleia da República em Lisboa. São elas: Escola Secundária Carlos Amarante (Braga); Didáxis de Riba d’Ave (Famalicão); Externato Delfim Ferreira (Riba d’Ave, Famalicão); Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Famalicão); e Escola Secundária Henrique Medina (Esposende). Há duas escolas suplentes: Escola Profissional Cisave e Escola Secundária de Celorico de Basto.
O Parlamento dos Jovens, iniciativa cuja origem remonta a 1995, é uma organização que envolve o IPJ, o Ministério da Educação e a Assembleia da República. ‘Redes sociais, participação e cidadania’ é o tema deste ano.
O Parlamento dos Jovens, iniciativa cuja origem remonta a 1995, é uma organização que envolve o IPJ, o Ministério da Educação e a Assembleia da República. ‘Redes sociais, participação e cidadania’ é o tema deste ano.
Numa sessão em que o presidente da mesa foi o ‘deputado’ Eduardo Miranda, aluno do Externato Infante D. Henrique, de Ruílhe, o delegado regional do IPJ, Vítor Dias, aproveitou para agradecer “o empenho e dedicação dos professores e das escolas para que, apesar das dificuldades, esta iniciativa se continue a realizar com sucesso”.

A sessão contou também com a presença de Nuno Reis, que já há dois anos tinha marcado presença na final distrital. O deputado do PSD deixou uma mensagem clara aos estudantes do secundário: “Sejam interventivos. Não se demitam das vossas responsabilidades e sejam exigentes convosco e com os outros”.
Nuno Reis enalteceu ainda o facto deste projecto incentivar a juventude a participar mais activamente na política. “São bem-vindas todas as iniciativas que aproximem os cidadãos da política”, sustentou.
A DREN fez-se representar por Aristides Sousa que lembrou “o muito trabalho que foi realizado em cada escola” antes desta final. Aos alunos desafiou-os a contribuírem “com o melhor” de si para que desta sessão distrital saia uma proposta que possa ser implementada pela Assembleia da República.
Alunos de Esposende repetem experiência
A Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, fez-se representar na sessão distrital do Parlamento dos Jovens pelos ‘deputados’ José Silva, Ana Isabel Silva e Rui Laranjeiro, que já tinham participado na iniciativa ao nível do ensino básico.
A DREN fez-se representar por Aristides Sousa que lembrou “o muito trabalho que foi realizado em cada escola” antes desta final. Aos alunos desafiou-os a contribuírem “com o melhor” de si para que desta sessão distrital saia uma proposta que possa ser implementada pela Assembleia da República.
Alunos de Esposende repetem experiência
A Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, fez-se representar na sessão distrital do Parlamento dos Jovens pelos ‘deputados’ José Silva, Ana Isabel Silva e Rui Laranjeiro, que já tinham participado na iniciativa ao nível do ensino básico.

A criação de uma plataforma aberta/rede social escolar, foi uma das propostas apresentadas pelos estudantes de Esposende.
A promoção de mecanismos de identificação nas redes sociais, tendo em vista o reforço da segurança, e incentivar a participação dos jovens na política através da implementação de medidas como o voto electrónico, foram as o utras propostas submetidas ao plenário.
A acompanhar este grupo de alunos esteve o professor Mariz Neiva. Esta foi uma das escolas vencedoras.
Aluno da ESCA ambiciona carreira na política
José Eduardo Gouveia, aluno que representou a secundária Carlos Amarante (ESCA) na final distrital do Parlamento dos Jovens assumiu ao ‘CM’ que tem ambições políticas.
A acompanhar este grupo de alunos esteve o professor Mariz Neiva. Esta foi uma das escolas vencedoras.
Aluno da ESCA ambiciona carreira na política
José Eduardo Gouveia, aluno que representou a secundária Carlos Amarante (ESCA) na final distrital do Parlamento dos Jovens assumiu ao ‘CM’ que tem ambições políticas.
Além de estar filiado numa juventude partidária, tem também experiência ao nível do associativismo: é o presidente da Associação de Estudantes da ESCA.

De realçar que esta não foi a primeira vez que participou nesta iniciativa, uma vez que ele foi um dos representantes distritais que no ano passado estiveram na final na Assembleia da República, em Lisboa.
Da equipa da ESCA também fez parte Rita Pereira, aluna que não coloca completamente de parte uma carreira na política, apesar de ter “ambição para seguir uma carreira profissional noutra área”.
Os projectos propostos pelos dois deputados da ESCA incidiam sobre a criação de um plano educativo que valorize as redes sociais e que alerte para os perigos da sua utilização. Além de melhorias na legislação, estes alunos sugeriram ainda a criação de um livro amarelo sobre as redes sociais.
Secundária de Vila Verde sugere dia dedicado à sensibilização
Ricardo Cardoso, Bárbara Costa e Rui Palmeira (todos do 10.º ano) foram os três alunos que representaram a Escola Secundária de Vila Verde nesta final distrital do Parlamento dos Jovens/Secundário.
Secundária de Vila Verde sugere dia dedicado à sensibilização
Ricardo Cardoso, Bárbara Costa e Rui Palmeira (todos do 10.º ano) foram os três alunos que representaram a Escola Secundária de Vila Verde nesta final distrital do Parlamento dos Jovens/Secundário.

Foi uma estreia para os três estudantes que se mostraram à altura da missão. A escola vilaverdense apresentou três propostas de recomendação à assembleia, a primeira das quais visava a criação de um dia nacional de sensibilização para os perigos inerentes à utilização das redes sociais. A punição dos responsáveis por práticas de cyberbullying e a proibição de utilização das redes sociais nas escolas foram outras propostas apresentadas pelos representantes deste estabelecimento de ensino.
A estreia dos ‘deputados’ da secundária de Amares
Melissa Soares, João Silva e Diogo Ferreira (acompanhados pela professora Hélia Cunha) foram os ‘deputados’ que representaram a Escola Secundária de Amares na final distrital do Parlamento dos Jovens/Secundário. As propostas apresentadas por estes alunos foram as seguintes: criação de uma instituição que guarde toda a informação das redes sociais em Portugal; fiscalização dessa informação; e obrigatoriedade do acesso ter de ser feito combinando a identificação fiscal com a identificação do utilizador.
A estreia dos ‘deputados’ da secundária de Amares
Melissa Soares, João Silva e Diogo Ferreira (acompanhados pela professora Hélia Cunha) foram os ‘deputados’ que representaram a Escola Secundária de Amares na final distrital do Parlamento dos Jovens/Secundário. As propostas apresentadas por estes alunos foram as seguintes: criação de uma instituição que guarde toda a informação das redes sociais em Portugal; fiscalização dessa informação; e obrigatoriedade do acesso ter de ser feito combinando a identificação fiscal com a identificação do utilizador.
Para Melissa, João e Diogo esta foi uma estreia no Parlamento dos Jovens, facto que não lhes causou nervosismo. “Estamos confiantes, vai correr bem”, referiram ao ‘CM’ revelando que na sessão que se realizou na escola eles venceram entre três listas candidatas.
14-03-2012 - Correio do Minho
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