Desfile juntou 1200 crianças

Palhaços, princesas, astronautas e super-heróis foram apenas algumas das personagens que desfilaram ontem de manhã pelas ruas do centro da cidade. Mais uma vez, as onze IPSS que integram o Grupo Unisol—Unidas pela Solidariedade juntaram cerca de 1200 crianças num belo cortejo carnavalesco.


A Praça do Município foi o local da concentração e ponto de partida para um desfile que pintou a cidade com a alegria contagiante da criançada. A abrir o desfile e marcar o ritmo da caminhada esteve o Grupo de Bombos do Centro Novais e Sousa. Este ano coube ao Centro de Solidariedade da Imaculada Conceição coordenar o desfile. “Cada instituição escolhe o tema para o seu desfile. Por norma, cada IPSS aproveita para mostrar um bocadinho do trabalho que vai desenvolvendo dentro de portas”, explicou Natália Rego ao ‘Correio do Minho’,


O Centro Imaculada Conceição levou ao desfile as 75 crianças que frequentam o pré-escolar. “O nosso tema, este ano, é o cosmos, as ciências, pelo que, por exemplo, os meninos da minha sala vieram vestidos de astronautas”, contou Natália Rego. Os astronautas estavam realmente muito bonitos e animados. A educadora contou que foram os pais que confeccionaram os fatos, pois esta é uma iniciativa que também pretende envolver os encarregados de educação (e muitas dezenas de pais fizeram questão de acompanhar este desfile).


O Centro Social de Lomar marcou presença com 60 crianças que desfilaram mostrando o resultado de um mês de trabalho. “O tema do nosso projecto educativo é ‘O Portugal que temos e o Portugal que queremos’. Temos dois objectivos: promover o que é português e sensibilizar para a necessidade de se alterarem hábitos. É preciso poupar recursos e consumir o que é nacional para termos o Portugal que queremos”, explicou a educadora Luísa Costa.


Nas vistas deram também os meninos do Centro de Santo Adrião, sobretudo as 22 crianças que frequentam a sala dos dois aos três anos, que se vestiram de galinhas. “O nosso tema é a alimentação e um dos aspectos que trabalhámos foi os alimentos como a carne, o peixe e os ovos. Fizemos um trabalho sobre as galinhas e surgiu a ideia de transpor o tema para o desfile. Para fazer os fatos contamos a ajuda de uma mãe”, revelou a educadora Carla Barbosa. Esta IPSS participou com 70 crianças.

17-02-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário