Capital da Juventude impulsiona comércio

O comércio do centro da cidade vai tirar grandes proveitos da realização da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude (CEJ 2012). O presidente da Associação Comercial de Braga (ACB) acredita que “os comerciantes vão ter certamente um ano mais positivo”, pois o evento pode servir de alavanca para o sector.


Domingos Macedo Barbosa está convicto de que o comércio do centro histórico vai beneficiar bastante com a afluência de pessoas por via da realização da CEJ 2012 e já a partir de amanhã, dia da abertura oficial do evento em que são esperadas milhares de pessoas para apreciar o programa de animação que se vai desenrolar por todo o dia em vários pontos da urbe.
Se a Capital da Juventude vai funcionar como uma bola de oxigénio para os comerciantes, estes terão “o dever” de contribuir para o evento, a começar por amanhã.

Em conferência de imprensa, Domingos Macedo Barbosa e Hugo Pires, presidente da Fundação Bracara Augusta, apelaram aos comerciantes para que amanhã mantenham os estabelecimentos abertos até mais tarde e efectuem as cargas e descargas “o mais cedo possível”.
“A ACB e o Município de Braga fazem um apelo conjunto no sentido da abertura do maior número possível de estabelecimentos comerciais durante a tarde do próximo sábado”, afirmou Macedo Barbosa, que acredita que os comerciantes vão responder positivamente ao desafio, pois também percebem que vão tirar proveitos do evento.


Hugo Pires recordou que um dos objectivos principais da CEJ 2012 é capacitar os jovens, dar-lhes ferramentas para acederem ao mercado de trabalho ou serem empreendedores, mas o evento pretende também contribuir para impulsionar a economia da região.
O responsável pela gestão da CEJ 2012 anunciou ainda que é objectivo do evento replicar o modelo do programa de abertura. “Pretendemos replicar este modelo de animação ao longo de todo o ano para dinamizar as ruas e praças da cidade. Queremos incentivar os bracarenses e quem nos visita a vivenciarem os espaços públicos”, disse Hugo Pires.

Lojas abertas todo o dia e descargas só até às 9 horas da manhã

O presidente da Fundação Bracara Augusta, Hugo Pires, e o presidente da ACB, Macedo Barbosa, pediram aos comerciantes para que amanhã sejam compreensivos e façam as cargas e descargas o mais cedo possível.
O programa de animação da abertura oficial da CEJ 2012 espera contar com as lojas abertas durante todo o dia.


No que respeita a cargas e descargas, os comerciantes devem providenciar para que as operações de abastecimento dos seus estabelecimentos aconteçam até às 9 horas da manhã. São abrangidos por esta medida os estabelecimentos nas zonas envolventes ao Arco da Porta Nova, Rua D. Diogo de Sousa, Praça Conde de Agrolongo, Rossio da Sé, Rua de São Marcos, Largo Barão de S. Martinho, Rua do Souto, Rua dos Capelistas, Praça da República e Avenida da Liberdade.

Ao longo do dia ocorrerão ainda cortes no trânsito nas imediações dos espaços onde se realizam os espectáculos e as actividades de animação de rua, de acordo com o planeamento estipulado pela organização do evento e pelas autoridades policiais.

13-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário