Braga investe no futuro com Capital da Juventude

Com a convicção de que o evento é “o melhor investimento para o futuro de Braga e do País”, o presidente da Câmara Municipal de Braga declarou ontem, ao final da tarde, aberta a Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012. Numa mensagem vídeo que passou no início do espectáculo inaugural do programa da CEJ, que juntou alguns milhares de pessoas no Largo do Pópulo, Mesquita Machado destacou a iniciativa como “um cartaz que Braga vai ter pela Europa fora”. A CEJ é uma “oportunidade” e um “desafio”, considerou o autarca.


Ainda segundo Mesquita Machado, a CEJ “será o maior evento de juventude de sempre' realizado em Portugal.

Na mensagem que passou em vídeo hall, Braga foi apresentada como “uma cidade com histó-ria”, mas também “jovem, dinâmica e inovadora”.

Hugo Pires, o presidente da Fundação Bracara Augusta - entidade organizadora da CEJ classificou ‘Braga 2012’ como “uma grande viagem” que permitirá “afirmar o dinamismo, a criatividade e a capacidade da juventude”.

Os bracarenses Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, e Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendadorismo, representaram o Governo na cerimónia de abertura da CEJ, a par de Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude.

Distrito de Braga no centro das atenções

Miguel Macedo realçou que a CEJ, associada a Guimarães Capital Europeia da Cultura, colocam o distrito de Braga no “centro das atenções”.


“É muito bom que durante este ano haja um conjunto fantástico de espectáculos que projecta a atenção do país e internacional sobre esta região”, afirmou o ministro da Administração Interna, que vê as duas capitais europeias como compensações que o país atravessa sob o ponto de vista financeiro.

Também presente na festa inaugural da CEJ, o presidente da Câmara de Guimarães defendeu que a região deve “ser transportada para o exterior como local de atractividade que, de algum modo, suporte as dificuldades que vamos ter num futuro próximo”.

O eurodeputado José Manuel Fernandes aproveitou a presença na sessão inaugural da CEJ para apelar à “solidariedade entre gerações”.

Ao Correio do Minho, o eleito do Minho no Parlamento Europeu lembrou que “são os jovens quem mais dificuldades tem em ingressar no mercado de trabalho”.

Capacitar os jovens para enfrentarem melhor o mercado de trabalho é um dos objectivos de algumas iniciativas do programa da CEJ, pelo que o eurodeputado espera que o evento “ajude a chamar a atenção para a necessidade de criar oportunidades para a juventude”.

Festa começou na rua

A festa de arranque da Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 começou, ontem, com manifestações artísticas pela cidade a cargo de escolas e associações da cidade que alegraram o “primeiro dia de um grande evento” dedicado à juventude.


Braga 2012 tem mais de 14 mil horas de animação e actividades programadas com o objectivo de “capacitar” os jovens e “promover a marca Braga”.

O primeiro momento começou por volta das 10 horas nas ruas do centro histórico com a entrada “simbólica” pelo Arco da Porta Nova, a ‘porta da cidade’, iniciando-se assim o ‘Soft Opening’, que continuou durante a tarde, levando a animação a pontos estratégicos do centro da cidade.
Foram mais de 70 as associações e escolas do concelho que percorrem as ruas do centro histórico.

Não faltaram os ateliers criativos, grupos de percussão e de bombos pelas ruas da cidade, performance de mimos, a actuação da cantora Catarina Gomes, espectáculos de hip-hop e a actuação do grupo de teatro de rua e novo circo Los Estrambôticos, entre muitas outras actividades.

Durante o dia, actuarão ainda nas ruas da cidade grupos profissionais como os Combe Capelle, com tatto/Da Motus, Bad Taste Cru.

Para o presidente da Fundação Bracara Augusta, Hugo Pires, ontem foi “o primeiro dia de um grande evento” dedicado à juventude.


“Mais do que festa e animação, a Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 pretende dotar os jovens de ferramentas para enfrentarem o mercado de trabalho, promovendo a participação cívica e activa dos jovens”.

O ‘ponto alto’ do arranque da CEJ foi no Largo do Pópulo, com o espectáculo inaugural a cargo do mesmo grupo responsável pela cerimónia de encerramento do Euro2008, os Drumatical Theatre. ‘Braga: Follow Youth’ foi uma “produção exclusiva” para Braga 2012, composta por efeitos visuais, foto-sequências e projecções.

15-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário