S. Victor quer dar mais saúde

A Junta de Freguesia de S. Victor pretende alargar a prestação de cuidados de saúde à população, promovendo rastreios regulares de glicemia, tensão arterial e índices de massa corporal à semelhança dos que estão a decorrer, até ao final deste mês, em diversas colectividades da freguesia.
No âmbito do programa ‘Respirar Feliz 2011’, a junta de S. Victor, em parceria com a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, oferece à população da freguesia aquele tipo de rastreios.



Depois da sede Grupo Desportivo Alegrienses na segunda-feira, esta campanha de promoção da saúde passou ontem pela sede do Águias Futebol Clube.
Ana Filipa Fontes, aluna de Medicina da Universidade do Minho, está a realizar estes rastreios de despiste e prevenção da diabetes, hipertensão e obesidade no âmbito de um projecto de opção curricular.

A futura médica justifica a pertinência destes rastreios com a falta de informação da população sobre formas de prevenção e controlo de doenças com a constatação de que existem “ainda muitos casos de diabéticos e hipertensos por identificar” entre a população, apesar das melhorias introduzidas nos cuidados de saúde primários, nomeadamente com a criação da figura do enfermeiro de família.

“Como estes rastreios são feitos em pequenas instituições, num ambiente mais caseiro, as pessoas acabam por aparecer”, acrescenta a aluna da Universidade do Minho.
Os rastreios realizados nos primeiros dois dias da campanha organizada pela Junta de S.Victor permitiram detectar bastantes casos de hipertensão e de obesidade, consequência de maus hábitos alimentares.

Os dados recolhidos nos rastreios que prosseguem hoje, nas instalações do ‘Leões das Enguardas’ e, nos dias 27, 28 e 29 de Junho, nas sedes do Grupo Desportivo de Santa Tecla, Grupo Desportivo das Sete Fontes e Grupo Desportivo dos Peões, farão parte do relatório de estágio e poderão ser publicados pela autarquia de S. Victor.

Serviços de enfermagem

O presidente da junta de S. Victor, Firmino Marques, lembra que a autarquia já proporciona serviços de apoio em enfermagem à população, com atendimento gratuito às quartas-feiras.
O autarca destaca a importância destes serviços de saúde de proximidade.
Para além dos rastreios de despistagem de glicemia e hipertensão, a acção do enfermeiro que colabora com a autarquia já permitiu referenciar e acompanhar uma idosa da freguesia que teve de ser atendida com urgência no hospital.

22-06-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário