Mais ‘gigantes’ espanhóis no XXII Encontro de Cabeçudos

O XXII Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, agendado para os dias 18 e 19 de Junho, volta a abrir o programa das festas de S. João. O evento organizado pela Associação Cultural e Artística Ida e Volta, em parceria com a Associação de Festas de S. João e o Instituto Português da Juventude, tem já assegurada a participação de mais de três dezenas de grupos portugueses e espanhóis.


Pedro Lima, da organização, revelou ao ‘Correio do Minho’ que cinco grupos de ‘Gigantes’ vêm da região de Zamora, Espanha.

O Grupo Tradições - Animação de Rua, dos Açores, volta ao Encontro Internacional de Braga para apresentar pela primeira vez bonecos novos.
Segundo aquele dirigente da ‘Ida e Volta’, o Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos continuará a afirmar-se como o maior festival do país de formas animadas e percussão.
Com cerca de um milhar de participantes que desfilarão pelas ruas da cidade na tarde do dia 19 de Junho, o Encontro Internacional de Braga é visto por cerca de 50 mil pessoas, segundo cálculos dos organizadores.

Montra para os grupos

Pedro Lima apresenta o Encontro de Braga como a principal montra para muitos grupos nacionais e até para os espanhóis.
Enquanto o Encontro Internacional de Braga mantém a pujança de edições anteriores, outras organizações do género têm dificuldade em manter-se, em consequência da crise económica que faz reduzir os apoios financeiros.
É o caso do Festival Internacional de Gigantes de Pinhal Novo, o segundo maior do país, de periodicidade bianual, que terá uma dimensão mais reduzida este ano.

24-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário