Braga: a melhor Capital da Juventude de sempre

Braga 2012 será a melhor Capital Europeia da Juventude (CEJ) de sempre. A garantia foi dada por Hugo Pires, presidente da Fundação Bracara Augusta, a entidade gestora do evento, no decorrer da cerimónia de assinatura de um conjunto de protocolos e memorandos de entendimento, ontem, no Theatro Circo.


“Este evento representa uma grande oportunidade, não só para a afirmação do património histórico-cultural de Braga, mas também, e sobretudo, para a afirmação de uma cidade de grande futuro”, defendeu Hugo Pires, momentos depois de ter subs-crito cinco protocolos ou memorandos de entendimento com cinco instituições, tendo em vista a realização do evento Braga CEJ 2012.

E foi Hugo Pires o alvo de todos os elogios, por ser o ‘comandante’ de um evento que pretende projectar Braga num contexto internacional, como uma cidade jovem, com energia e cosmopolita.


Mesquita reafirma que há verbas para o evento

O presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, acredita que Braga “vai ser a melhor Capital da Juventude”, apesar dos tempos não serem propícios a grandes gastos.
“Todos estamos conscientes de que é preciso apertar o cinto, mas isso não significa que não se faça da CEJ um evento com a dignidade que merece”, referiu o autarca, garantindo que o Município vai fazer “o esforço financeiro necessário juntamente com demais entidades para que a CEJ não sofra com este apertar do cinto”.


Para além de “ajudar a aumentar o ego dos bracarenses”, acima de tudo, a CEJ “será um cartaz que Braga vai ter pela Europa fora”, logo “é um excelente investimento no futuro”.
E quanto a investimentos, Mesquita Machado referiu que no que diz respeito a obras eles estão feitos.


Pousada da Juventude garantida

A única obra prevista é a construção da Pousada da Juventude, cuja localização será no antigo Convento de São Francisco, em Real. Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude, referiu precisamente que “a embalagem da CEJ” vai ser aproveitada para fazer a nova Pousada da Juventude.


Realçou ainda que, ao abrigo do acordo com a Movijovem, em 2012 o cartão jovem vai ostentar o símbolo da Braga CEJ 2012 na frente, e o verso será integralmente dedicado à cidade de Braga e ao evento.
Laurentino Dias realçou o significado da cerimónia de ontem por ser aquilo que se prentende neste evento: “uma enorme vontade de juntar meios para que esta CEJ seja um êxito”.


Programa tem três eixos

Hugo Pires recordou que a programação da CEJ 2012 assenta em três grandes eixos: o desenvolvimento integral do jovem, apostando nas suas qualificações, dando-lhe mais ferramentas para enfrentar o mercado de trabalho; a reflexão dos jovens sobre o futuro das cidades, sobre a sua qualidade de vida e inclusão social (com o objectivo de desenvolver uma Agenda Política sobre o Desenvolvimento Sustentável); e a dimensão europeia e internacional do evento.


A CEJ terá perto de 14 mil horas de programação, destacando--se quatro cimeiras internacionais (Euro-África; Euro-América; Euro -Árabe; Euro-Ásia); um encontro internacional de entidades de capital de risco, ‘businesse angels’ e jovens universitários para promover o empreendedorismo e uma aposta na investigação e conhecimento; uma forte aposta nas indústrias criativas; a promoção de 27 bolsas escolares em parceria com a Universidade do Minho; a criação de um programa de estágios nacionais e internacionais com vários parceiros; e a promoção cultural da nossa região, através da realização de vários momentos que reforçam a identidade bracarense.

13-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário