ACB desafia restaurantes a abrir na Páscoa

A Associação Comercial de Braga (ACB) desafiou os restaurantes para estarem abertos no domingo e segunda-feira de Páscoa. O apelo foi lançado pelo director-geral da ACB, Abílio Vilaça, durante a convenção ‘A tecnologia do Bacalhau, que se realizou ontem à tarde no auditório da Cidadela Electrónica, em Lamaçães, e juntou chefes de restaurantes da cidade.


“Está comprovado através dos próprios movimentos bancários, que o período da Semana Santa tem muita importância para o negócio da nossa região. Os comerciantes facturam, só em cartões, mais do dobro do que se factura no período do S. João”, justificou Abílio Vilaça, sublinhando, assim, “o impacto económico e a atracção do maior volume de negócios nessa semana”.

Perante este cenário, o director-geral deixou o recado: “abram os nossos restaurantes no domingo e segunda-feira de Páscoa na medida que corresponde a um período de grande negócio e vendas, daí a importância que o façam com muita inteligência”.
A ideia que existe é que “nesses dias os restaurantes estão encerrados o que é errado, não ajuda muito o negócio”. E a ACB quer precisamente o contrário. “Queremos que façam o contrário e que transmitam esse interesse para que nas campanhas que estamos a desenvolver na Galiza possamos atrair mais pessoas à nossa região”.

Outra ideia transmitida aos responsáveis dos restaurantes é que “coloquem a bandeira da Galiza nas montras e digam que têm bacalhau. É bom que eles saibam que têm ementas em galego para que isso possa ajudar na relação de comécio e serviço”.
Como a restauração é um serviço de apoio ao Turismo, “a aposta passa por aí e tem que se olhar para isso de forma inteligente”.

Este apelo surge no âmbito da Semana do Bacalhau, que a ACB vai promover pela primei- ra vez, entre 16 e 23 de Abril, uma acção inserida na iniciativa ‘Braga - o comércio está no centro’. O objectivo é atrair visitantes de Norte a Sul do país e turistas, em particular da vizinha Galiza para apreciar a rica gastronomia bracarense confeccionada com bacalhau.

Perante este desafio, o ‘pontapé de saída’ foi mesmo a realização ontem com a primeira convenção sobre ‘A tecnologia do bacalhau’, que decorreu na loja da Cidadela Electrónica, em Lamaçães. “Temos uma preocupação grande em relação às condições e garantias da qualidade e segurança alimentar”, referiu Abílio Vilaça.

E atirou: “Braga é uma cidade bacalhoeira e os restaurantes cada vez mais são exuberantes na questão do bacalhau. É um prato muito importante na atracção de consumidores sobretudo da Galiza a Braga, por isso, temos interesse em cativar os cerca de 50 mil galegos que vêm a Braga e que possam consumir bacalhau na nossa região”.

Daí esta convenção do bacalhau mais virada para as tecnologias, conservação, reutilização, selecção e formas de confeccionar. “Queremos despertar nos nossos chefes de cozinha a inovação na forma como vão apresentar o bacalhau, não apenas o bacalhau com a batata tradicional, mas com outros ingredientes. Esse é o nosso interesse”, frisou.

08-02-11 - Correio do Minho

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