A Universidade do Minho lançou o projeto de criação de uma creche no campus da instituição para o qual espera vir a contar com fundos comunitários.
A UM poderá tornar-se numa das primeiras academias no país a ter uma creche no seu espaço, servindo os filhos dos funcionários, mas também dos professores e alunos.
O projeto de arquitetura está pronto, a Reitoria já iniciou o processo de cedência do direito de superfície de um terreno da Universidade para a construção da creche da Associação de Funcionários (AFUM).
A UM aguarda neste momento a abertura do processo de candidatura ao ON.2 – Programa Operacional do Norte - para financiar a construção da obra.
A ideia de criação da creche foi reforçada após um inquérito aos associados da AFUM, em 2005, onde se confirmou o apoio em massa ao projeto.
De acordo com o texto, a valência social prevista para o campus de Gualtar, em Braga, permitirá aos pais “terem as crianças por perto”.
Por outro lado, beneficiará “com as sinergias criadas por diferentes valências académicas e científicas da Universidade do Minho”, pode ler-se no comunicado.
A estrutura prevê 66 vagas iniciais e uma área de construção de 1020 metros quadrados.
O edifício, de um piso, é constituído por um conjunto de blocos (central, salas de actividades e berçários, zonas de serviço, de refeição e espaços administrativos).
Os serviços diferenciados e de qualidade vão incluir a alimentação completa, o fornecimento de material lúdico e didático, acompanhamento psicológico, pediatria, aulas de música, iniciação ao inglês e à informática, entre outros.
“Este é o maior projeto e desafio da AFUM, trata-se de um direito e de um dever de todos nós, como funcionários e cidadãos”, assume o presidente da direção, António Ovídio.
Já foi concretizada a alteração dos estatutos da Associação para Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de forma a poder contemplar o exercício da actividade de creche.
A viabilidade do projeto foi comprovada num estudo prévio, que teve em consideração o sucesso obtido por este tipo de iniciativas noutros países.
A creche “pode evoluir numa fase seguinte, no sentido de apetrechar as instalações com um jardim de infância, dando continuidade aos serviços”, adiantou.
A AFUM foi fundada em 1995 e tem cerca de mil associados, entre docentes, funcionários, investigadores, e ex-funcionários.
A entidade promove actividades de convívio (visitas, viagens, festas), a prática desportiva (natação, futsal, caminhadas, karting, atletismo, raides TT, etc.), campos de férias, workshops de formação, ações de solidariedade, parcerias com empresas na área da saúde, educação e lazer, entre outras.
25-01-11 - Antena Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário