Música popular no Mosteiro de Tibães

Organizado pela Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho em parceria com o Mosteiro de São Martinho de Tibães - Direcção Regional de Cultura do Norte, a exposição ‘Natal é o Presépio’ recebeu cerca de 4.500 visitantes.


José Pinto, presidente da Rusga de São Vicente de Braga, faz um balanço positivo da actividade.“O objectivo é colocar o presépio tradicional em contra-ponto com abordagens mais eruditas”, refere. “Criou-se um jogo intencional para mostrar aos visitantes as diferentes abordagens e interpretações do presépio”, explica José Pinto.

“Queremos também recentrar o presépio na quadra natalícia”, recorrendo a vários exemplos, desde o presépio minhoto e doméstico ao presépio que ainda hoje é edificado pelas paróquias e pelas comunidades, passando pelo presépio no mundo e na perspectiva dos artistas, com um quadro interessantíssimo do jovem bracarense Óscar Casares, sob a designação ‘Contemplação e Acção’”.

A obra do pintor Óscar Casares atraiu, de acordo com a organização, a atenção de muitos visitantes, motivo que levou a associação a prolongar a exposição por mais duas semanas.
Comemorando 45 anos de existência em 2010, a Rusga de São Vicente de Braga promoveu durante o ano passado diversas actividades culturais, nas quais se incluiu a exposição ‘Natal é o Presépio’, exposta pela primeira vez em 2005 na sede da associação.

A Rusga de São Vicente de Braga mantém uma parceria com o Mosteiro de Tibães há duas décadas, promovendo exposições, serões de espectáculos e entretenimento e actividades culturais.
O espectáculo contou com a actuação do Grupo Folclórico de São Martinho de Tibães, do Coro Paroquial de Mire de Tibães e da Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho na Sala do Capítulo do Mosteiro de Tibães.
31-01-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário