Empresas alemãs investem 120 milhões no distrito de Braga


A Bosch Car Multimedia Portugal vai investir 37,6 milhões de euros na expansão e modernização da sua unidade de produção de painéis multimédia em Braga. O investimento da multinacional alemã significa mais 15 novos postos de trabalho numa fábrica que emprega já quase 2 400 pessoas e que produz aquilo que um estudo recente provou ser o melhor que os portugueses sabem fazer: auto-rádios. A confirmação do investimento alemão na Bosch Multimedia foi feita, ontem, por uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, à margem do primeiro Fórum Portugal-Alemanha que está a decorrer em Lisboa.
De acordo com a mesma fonte, outra empresa alemã, a Continental Mabor, tem também fechado um investimento de cerca de 83 milhões de euros na criação de uma nova linha de produção de pneus, em Lousado, concelho de Vila Nova de Famalicão, a qual criará 97 empregos.
O presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal considerou que os investimentos da Bosch e da Continental Mabor “consolidam a presença” das empresas alemãs no mercado português.
Em Novembro, por ocasião da visita da chanceler alemã, Angela Merkel, a Portugal, o presidente da AICEP, Pedro Reis, avançou que três empresas alemãs: Bosch, Continental Mabor e Volkswagen, esta através da Autoeuropa, tinham manifestado interesse em investir em Portugal.

Contratos quase encerrados

“Considero que estes investimentos [da Bosch e da Mabor] que estão numa fase adiantada do seu encerramento dos mandatos negociais com o Estado e que foram anunciados pelas empresas são muito importantes porque consolidam a presença e a expansão do investimento de empresas alemãs em Portugal”, disse Pedro Reis.
Segundo este responsável, os mandatos negociais que a AICEP está a trabalhar com a Bosch Car Multimedia e a Continental Mabor asseguram que o investimento conjunto de cerca de 120 milhões de euros ficará em definitivo em Portugal.

2013-01-25 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário