S. João da pequenada reuniu mil crianças

Cerca de mil crianças de nove IPSS do concelho de Braga que integram o Grupo Unisol — Unidas na Solidariedade desfilaram ontem pelo centro da cidade, naquele que é um dos mais bonitos momentos das festas sanjoaninas.


A Praça do Município voltou a ser o ponto de partida deste ‘S. João da Pequenada’. A ‘sala de visitas’ do concelho ganhou assim um colorido e uma alegria que contagiou quem por lá passava e quem lá se dirigiu expressamente para ver este cortejo. E foram muitos os familiares que acompanharam o desfile até à zona da Arcada.

De amarelo, os elementos do Grupo de Bombos do Centro Novais e Sousa abriram o desfile e marcaram o ritmo do cortejo.
No primeiro carro alegórico, as crianças do Centro de Solidariedade da Sagrada Família mostraram o amor pela cidade, recriando o seu brasão e decorando o carro de branco e azul, os mesmos tons dos trajes envergados pelos mais pequenos.

Seguiu-se a Associação da Creche de Braga, que participou com um dos grupos mais numerosos de crianças. Os mais pequenos recriaram o ambiente das marchas populares.
O Infantário de Santa Ana foi o terceiro a desfilar e os seus meninos mostraram uma animação contagiante.

Seguiu-se o Centro de Solidariedade da Imaculada Conceição, que no seu carro alegórico levou um menino a fazer de S. João com uma pequena ovelha na mão. O seu grupo de percussão, muito bem ensaiado, marcou o ritmo deste cortejo.
Muito engraçadas estavam também as crianças do patronato Nossa Senhora da Torre, da Sé, que logo a abrir apresentou um grupo ‘barulhento’ a tocar pequenas gaitinhas de plástico. Foi animação total.

Em sexto lugar desfilou o Centro Social da Paróquia de S. Pedro de Lomar, que como tem sido tradição abriu o seu desfile com o carro que transportava os meninos da creche, todos eles vestidos de S. João.
Já o Patronato de Nossa Senhora da Luz apresentou as suas crianças todas vestidas de vendedores. Estavam um mimo!

O Externato Paulo VI desfilou em penúltimo lugar, mas deu nas vistas pelas iguarias que recriou para vestir as crianças: rebuçados, gelados e outros doces, recriados em tamanho gigante.
O Centro Social da paróquia de Ferreiros foi o último a desfilar, também com as crianças vestidas com trajes das marchas populares.
A Equipa Espiral encerrou o cortejo.


Patronato da Torre desfilou com 150 crianças

Os cerca de 150 alunos das seis salas do ensino pré-escolar do Patronato Nossa Senhora da Torre, na Sé, participaram todos neste ‘S. João da Pequenada’. A sala da educadora Sandra Macedo apresentou-se de forma muito original, como se pode ver pela imagem:
“o tema do nosso desfile é a música e todos eles vêm vestidos de acordo com ele”, explicou a educadora. Sandra Macedo referiu ainda que todo o trabalho foi realizado pelas crianças, que aproveitaram materiais já existentes para fazer os trajes. “Esta é também uma forma de elas terem consciência da necessidade de se reaproveitar materiais. A ideia é sermos inovadores, mas sem despesas acr
escidas e gastos materiais”, explicou.


Centro Social de Ferreiros privilegiou reciclagem

As flores foi o tema do carro do Centro Social da Paróquia de Ferreiros. Anabela Loureiro explicou que a instituição aproveitou para abordar com as crianças a questão da reciclagem e para isso as garrafas de água vazias foi a principal matéria-prima com que as crianças trabalharam.
“Utilizámos centenas de garrafas de água vazias, que cortámos e pintámos para fazer as flores”, explicou a educadora Anabela Loureiro. O resultado esteve à vista: magnífico e muito aplaudido.
Esta instituição participou no desfile com 72 crianças do jardim-de-infância.


Grupo Unisol mostrou trabalho à comunidade

A iniciativa ‘S. João da Pequenada’, à semelhança do que acontece também com o desfile de Carnaval, é uma forma das instituições que integram o Grupo Unisol — Unidas na Solidariedade mostrarem à comunidade algum do trabalho que desenvolvem dentro de portas.
Este ano coube ao Centro Social da Paróquia de São Pedro de Lomar organizar o desfile que ontem percorreu o centro da cidade.

Luísa Costa, a coordenadora, realçou ainda, em declarações ao ‘Correio do Minho’, que esta é também uma forma das próprias instituições que integram o Grupo Unisol trocarem experiências e conviverem.
“Este desfile é o culminar de um trabalho que já começou em Setembro. No início do ano lectivo, as instituições que integram o Grupo Unisol juntam-se e planificam aquilo que pretendem fazer”, explicou.
Este ano, além deste desfile e do de Carnaval, estas IPSS juntaram também as suas crianças para uma mega-comemoração por ocasião do Dia Mundial da Criança.


Externato Paulo VI: a instituição mais doce

‘Doces’ foi o tema do desfile dos alunos do ensino pré-escolar do Externato Paulo VI. O carro alegórico que transportava os meninos mais pequenos foi todo decorado com rebuçados, gelados, pipocas e outras iguarias em tamanho gigante. Também os trajes das outras crianças mostravam detalhes que remetiam para o mundo das guloseimas. A educadora Cidália Marcos revelou que também as quatro salas de jardim-de-infância do externato foram decorados com o mesmo tema para esta época.
O Paulo XVI levou ao ‘S. João da Pequenada’ 105 crianças.

Patronato Nossa Senhora da Luz: ‘vendedores’ fizeram muito sucesso

Foi de vendedores que se vestiram as cem crianças que frequentam o jardim-de-infância e o ATL do Patronato Nossa Senhora da Luz. A educadora Sofia Cunhal explicou que a instituição está a trabalhar um projecto sobre artes e que este ano está a ser dado ênfase à dramatização. Assim, os meninos vestiram a personagem de vendedores e cada um deles transportou um cesto com produtos alusivos às festas populares. “Eles estão a vender coisas típicas do São João, como sardinhas, manjericos, balões, algodão doce, pão, pipocas, entre outras”. A educadora realçou que para os mais pequenos este desfile “é uma festa”.

21-06-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário