Este S. Mamede: Festa só é possível com muito trabalho

Muito trabalho, ajuda e boa vontade da gente da terra são sempre os ingredientes fundamentais para a festa sair à rua. E este ano não foi excepção na freguesia de Este S. Mamede, que comemorou, este fim-de-semana, a festa em honra do mártir S. Sebastião.


Durante a tarde de ontem o adro da igreja de Este S. Mamede foi pequeno para os muitos fiéis que não quiseram perder os actos religiosos. O ponto alto da festa foi a procissão. Os andores embelezaram a cerimónia. Decorados a rigor com flores de todas as cores, os andores fizeram as delícias dos presentes. A acompanhar o andor de S. Sebastião, seguiram, ainda, os andores do Menino Jesus, Santo António, Senhora de Fátima, Senhora do Sameiro, S. Mamede, S. José, Santa Inês, S. Bento, Sr.ª do Rosário e St.º Ovídio, bem como dezenas de figurados.


Rui Gonçalves, presidente da comissão de festas que cessou ontem funções, referiu que “foi preciso muito trabalho, mas compensou e valeu a pena pela camaradagem e pelas amizades que se conquistaram nestes últimos dois anos”.

Por isso, o presidente assegurou que é “com muita alegria e satisfação que todo a comissão chega a este ponto alto das festas”, não escondendo “o orgulho” de afirmar que “sem o apoio muito importante das esposas de todos os membros da comissão de festas, este acontecimento não era possível, dado que foram elas que durante os fins-de-semana do Verão de 2010 foram incansáveis em mostrar o melhor da cozinha de Este S. Mamede nas várias Feiras Gastronómicas organizadas para a respectiva angariação de fundos”.

Outros grandes momentos na campanha de angariação de fundos para estas festas, disse Rui Gonçalves, foram o Arraial de Santo António com o desfile das rusgas e a Festa das Colheitas, onde a população de Este S. Mamede e freguesias vizinhas marcou presença.
Esta comissão de festas, composta por 12 homens e 12 mulheres cessou este ano as suas funções dando lugar aos novos elementos que foram nomeados ontem à chegada da procissão à capela, mesmo antes da conferência sobre a vida e obra do mártir S. Sebastião.


Terminada a parte religiosa das festas em honra de S. Sebastião, seguiu-se a actuação da Banda de Musica de Cabreiros e do Rancho Folclórico de Este S. Mamede. A partir das 20 horas foi tempo da actuação do grupo musical ‘Santa Maria’, terminando a festa com uma sessão de fogo.
31-01-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário